Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sete escolas já tem Partidos Temáticos definidos



Em 15 de Outubro de 2009.

Esporte, Emprego e Juventude. Estes foram os partidos temáticos eleitos até esta quinta-feira, 15, pelas escolas inscritas no projeto Parlamento Jovem. A iniciativa visa eleger 15 “vereadores” que poderão construir projetos de lei dentro das áreas escolhidas como partidos. Até agora, sete escolas já definiram as áreas de atuação e já podem inscrever os alunos interessados em se tornar um parlamentar.


Para votação os alunos recebem cédulas e escolhem um dos seguintes temas: Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Meio Ambiente, Cultura, Educação, Defesa do Consumidor, Emprego, Habitação, Saúde, Juventude e Segurança Pública. Segundo o coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, cinco escolas elegeram o partido do Esporte, duas do Emprego e uma da Juventude. “Eles estão muito incentivados pela mídia, em razão das Olimpíadas e da Copa acontecerem no Brasil”, explicou em razão da maioria eleger o partido do Esporte.


Na E.M.E.F Farroupilha a apuração resultou na preferência pela Juventude, apesar da variação de votos. Para o aluno Rairan Colares, 15 anos, o fundamental é a área da saúde. “Não temos nem como pensar em praticar esporte se não tivermos saúde”, ressaltou. A professora Rosângela Rosa reforçou que a consciência dos estudantes é reflexo de um trabalho já desenvolvido em sala de aula. “Trabalhamos a questão dos direitos e deveres do cidadão, a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta iniciativa da Coordenadoria veio para somar conosco”, salientou.


Na próxima semana, o cronograma da Coordenadoria prevê a votação nas demais escolas inscritas e a abertura das inscrições nas instituições que já definiram os partidos temáticos. A previsão é que no início de novembro ocorra a eleição dos “vereadores”, que tomam posse no dia 25 de novembro. No dia 12 de dezembro, os 15 vereadores participam de Audiência Pública com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.


Para a votação desta semana, cartilhas de orientação sobre o Parlamento Jovem foram distribuídas previamente nas escolas. A intenção do projeto é esclarecer aos jovens a importância do fazer política, não como processo partidário, mas como uma prática para organização de projetos e ideias. Parlamento Jovem abrange escolas da rede privada e municipal. Os estudantes eleitos vereadores passarão por formação com a Coordenadoria e também visitarão a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário