Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Aprovada a Lei do Parlamento Jovem
Em 20 de Julho de 2009
“Precisamos formar lideranças que venham a nos suceder. Vocês, jovens, são privilegiados. Que venham os líderes, que venha o Parlamento Jovem”. Essa declaração, realizada pela vice-prefeita Beth Colombo, minutos após assinar a sanção da lei que instiui o Parlamento Jovem (Lei 035/2009) em Canoas, reflete o espírito das intervenções que predominaram durante a solenidade desse ato, na noite desta terça-feira, 20.
Planejado e construído pela Coordenadoria de Políticas para a Juventude, através de debates com lideranças estudantis, o Parlamento Jovem tem sido destacado pelo seu caráter sistêmico na proposta de interação entre jovens e o parlamento. “Compreender o executivo é compreender a democracia, o estado de direito, a condição de exercício do mandato parlamentar e a relação com o executivo”, destaca o presidente da Escola do Legislativo, Adão Villaverde, entusiasta e apoiador dessa iniciativa.
Estudantes e lideranças de organizações civis lotaram o Plenário da Câmara para acompanhar a solenidade. Para o titular desta coordenadoria, Almiro Gherat, o Cebola, mais do que uma ação pedagógica, o Parlamento Jovem vai representar uma mudança cultural em Canoas. “Há ainda quem pense que a função do vereador é levar pessoas em velório. Queremos inverter a lógica do voto pessoal, estimulando que os estudantes pensem em projetos, antes de pensar nos representantes que vão eleger”, explica.
Conforme Gherat, o próximo passo agora é a publicação do edital para a inscrição das escolas interessadas em participar do projeto. Em seguida, serão organizados os partidos temáticos nas escolas da rede pública e privada, onde serão eleitos os estudantes-parlamentares. “Queremos proximar os jovens da política, mostrar como funciona essa Casa e criar novas lideranças, em uma profunda relação com a cidadania”, resume.
Além da vice-prefeita, que representou na ocasião o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o deputado estadual Adão Villa Verde, compuseram a mesa durante o evento a chefe da zona coordenadora eleitoral 171, representando o juiz Fábio Koff, e o vereador César Augusto – representando o Legislativo Municipal. Na plenária, estiveram ainda presentes o presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), Antônio Rosa; o presidente da União Canoense dos Estudantes, Ariel Ribeiro, entre outras lideranças de organizações civis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário