Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Grêmio Estudantil Farroupilha



Em 14 de Setembro de 2009.
Restando pouco mais de três meses de aula para o jovem Eduardo Moraes (14 anos) concluir o Ensino Fundamental na E.M.E.F Farroupilha, o estudante vai poder acompanhar a criação do Grêmio Estudantil da escola. A instituição de ensino de Eduardo é a primeira da rede municipal a mobilizar a juventude para criação do movimento estudantil. A assembleia geral com leitura do estatuto aconteceu nesta segunda-feira, 14, nos turnos da manhã e tarde.


Apesar do pouco tempo na escola, Eduardo faz questão de contribuir com o Grêmio. “Acho bom a gente poder se organizar. Isso estimula o cuidado com a escola, com as nossas atitudes e aumenta o nosso compromisso com a sociedade, pois a gente se envolve e fica mais ativo”, comentou.


Para o coordenador da Juventude Almiro Gehrat, o Cebola, o papel da Administração Pública é incentivar as diversas formas de despertar a consciência social e política do jovem. Entre elas, a orientação das escolas interessadas em criar o Grêmio Estudantil. “Este é um movimento dos jovens, partindo do interesse deles nós auxiliamos como formar a entidade”, reforçou.


13 instituições particulares, estaduais e também municipais procuraram pela Coordenadoria com esta finalidade. O estatuto é discutido junto às instituições e uma comissão e um calendário eleitoral ficam estabelecidos nas visitas. Um representante da Coordenadoria, um do corpo docente da escola e um aluno ficam encarregados de desenvolver o Grêmio e mobilizar as chapas. Os integrantes dos Grêmios depois de eleitos passarão por formação e a intenção é tornar o processo independente da Coordenadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário