Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Parlamento Jovem fortalecerá trabalho de entidades


O fortalecimento das entidades estudantis e uma nova relação das escolas com as comunidades, no âmbito de sua abrangência, são dois importantes avanços do Parlamento Jovem - projeto de lei aprovado nesta semana, que insere os estudantes de Canoas em todas as fases do processo legislativo municipal. A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira, 30, pelo presidente da União Gaúcha dos Estudantes, Antônio Rosa.


Reunido com o titular da Coordenadoria da Juventude de Canoas, Almiro Gherat, para tratar de assuntos referentes a reorganização do movimento estudantil na cidade, Rosa analisou esse projeto, que está sendo trabalhado desde o início do ano pela coordenadoria, destacando a sua originalidade. "Viajo muito pelo interior do estado e não conhecia nenhuma experiência semelhante", declara.


Conforme o titular da Coordenadoria da Juventude, diferente de outros projetos dessa natureza, o Parlamento Jovem envolve os estudantes com a política em um nível mais profundo. “Os estudantes vão se inteirar com os assuntos da cidade, muito mais do que uma sessão parlamentar, a nível de todo um mandato. Trata-se de uma iniciativa pioneira no estado, dentro desses moldes”, explica.


Aprovado por unanimidade pelos vereadores de Canoas, o projeto recebeu elogios até de vereadores da oposição. A possibilidade de reaproximar os jovens da política e suas instituições, é outra qualidade interessante do Parlamento Jovem, conforme a avaliação de lideranças estudantis. “Temos uma falta de conexão, mas existe, ao mesmo tempo, a esperança na melhoria desse quadro. A autonomia, proporcionada por iniciativas desse tipo, tende a fazer essa engrenagem andar”, avalia o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Bento Gonçalves, Vanderson Bittencourt Lopes.


A lei do Parlamento Jovem (35/09) aguarda agora o pronunciamento da Procuradoria Geral do Município para a realização do cadastramento e posterior sorteio das 15 escolas que participarão do processo. “Realizamos um trabalho de preparação anterior junto às escolas. Após eleitos os vereadores entre os estudantes, realizaremos também uma capacitação, interna e externa”, explica Gherat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário