Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Delegado mais jovem do OP quer "cultura contra insegurança"

Delegado mais jovem do OP quer ‘Cultura contra insegurança’


--------------------------------------------------------------------------------

22:59 - quinta-feira, 26 de março de 2009

O exemplo do estudante Felipe Leonel, de 19 anos, é um indicativo e que a juventude não só está preocupada, como quer atuar sobre os problemas da cidade. Leonel foi um dos 23 delegados eleitos na plenária da primeira rodada do OP Canoas (Orçamento Participativo de Canoas), realizada no bairro Rio Branco nesta quarta-feira, 25. “Queremos ajudar com lazer e cultura para livrar os jovens do caminho das drogas”, declara.

Os jovens tiveram uma presença de peso nessa primeira plenária, realizada no quadrante Sudoeste. O evento teve também um papel pedagógico para alguns presentes. “Ao ouvirmos falar que a plenária seria realizada no bairro, surgiu em aula a idéia de participarmos. Propus, e eles toparam”, conta a professora Rejane Pizzato, que levou um grupo de 15 alunos do Colégio RS para conhecerem melhor a dinâmica de realização do orçamento participativo na cidade. “Trabalhamos para a cidadania, que é também um processo participativo”, arremata.

A idade, no entanto, parece estar longe de ser empecilho para o exercício da cidadania através do OP. “Gostaria que o número 20 fosse escolhido”, observa a dona de casa Naria da Penha Azevedo, de 71 anos, enquanto aponta no item Moradia Cidadã, como o seu preferencial programa preferencial para a prefeitura executar. “Tenho uma filha e pago aluguel”, explica.

“Tinha que haver mais esses canais de divulgação. Os jornais devem divulgar mais detalhadamente. Li a matéria, mas não encontrei o endereço”, nota Roberto Henrique Redlich, de 52 anos. Minutos antes, ele havia se manifestado sobre a necessidade de incluir a coleta seletiva nos debates, sendo diretamente esclarecido pelo prefeito de que essa ação está contemplada nos programas apresentados.

A escolha dos delegados e a eleição das 10 prioridades estratégicas para o quadrante iniciaram às 19h30 e tiveram a participação de mais de 250 cadastrados, entre um público de quase 400 presentes. A primeira rodada do OP Canoas, que define as prioridades do Programa Plurianual, vai até 15 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário