Em 28 de Dezembro de 2009.
Nesse ano de 2009, a Coordenadoria da Juventude trabalhou em um evidente diagnóstico relacionado ao cotidiano dos jovens e também de suas manifestações culturais, perscrutando novas possibilidades existenciais, sociais e políticas que estes criam continuamente como resistência à ideologia dominante. A Coordenadoria veio proporcionando maior visibilidade de suas ações para favorecer a construção de outros modos de ser jovem, que não estejam apenas fundamentados na imagem de que são desregrados, alienados e irresponsáveis, e nem em uma imagem idealizadora de que são sonhadores, belos, ingênuos e, portanto, vítimas do sistema social.
Nesse sentido, são estes outros modos de ser jovem que os tornam reconhecidos como sujeitos capazes de formular questões relevantes e ações significativas no campo social, que nem sempre são eficazes (como qualquer ação), mas que contribuem para a construção de uma pedagogia da liberdade que reforça os princípios de cidadania e justiça, que constituem uma sociedade democrática.
Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, as atividades da Coordenadoria vem fortalecendo o diálogo dos jovens com a comunidade. “São ações feitas ouvindo a todos. Um trabalho em conjunto, que sempre visou buscar a questão da cidadania para os jovens”, pondera. Diversos programas foram colocados em prática esse ano, como: Parlamento Jovem; Grafitando; Movimento Estudantil; Semana da Juventude; Juventude Debate; Seminário Estadual de Gestores Municipais de Juventude; Prestação de contas para a comunidade; Recreio na Paz; Discussão da PEC da Juventude (Proposta de emenda da Constituição); Prefeito Amigo da Criança.
Projetos Transversais: Pelc; Pro-Jovem; Fórum Social Mundial; Carnaval na Paz; Vaga no Conselho Municipal dos Entorpecentes e Direitos da Criança e Adolescentes; Pronasci; Praça da Juventude; Protejo.
Para 2010 tem muito mais ações programadas, como:
Mapa da Juventude: Uma ferramenta que irá auxiliar no diagnóstico sobre a realidade do jovem, em diferentes regiões do município.
Institucionalização da Campanha do Voto aos 16 anos;
Dialogando com a Juventude: No mínimo uma vez por semana, uma banca será montada em diferentes escolas, com o intuito de dialogar com os jovens.
2ª Conferencia Municipal da Juventude, que contará com três prioridades: Eleição do novo conselho: Criação do plano municipal de juventude; Criação do fundo municipal de juventude.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário