Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Caminhada dos Estudantes pela paz.







Em 25 de Agosto de 2009.
“Sou estudante, cara pintada. Vou pra rua defender a meia entrada”. Com esse grito e também pedindo luta contra o crack e mais educação, cerca de 500 estudantes participaram da Caminhada da Juventude pela Paz em Canoas. A principal Rua do Centro da cidade foi fechada nesta terça-feira, 25, em pleno horário comercial para a manifestação que seguiu pela XV de Janeiro até a frente da Prefeitura Municipal. Participaram do ato alunos das escolas de toda rede, grêmios estudantis, entidades ligadas ao movimento jovem e também autoridades municipais e convidadas.


A concentração aconteceu por volta das 14h30min, no Calçadão. Aos poucos os jovens foram chegando e colando adesivos de diferentes movimentos. Para um grupo de estudantes da Escola Estadual Affonso Charlier a caminhada foi uma oportunidade de expressar sua opinião sobre a política estadual. “Estamos querendo mais seriedade e humildade daqueles que nos governam”, comentou o estudante Gustavo Quadros, 14 anos. Já os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guajuviras, que presenciaram um episódio de agressão dentro da escola na última semana, carregaram um baner com o nome da instituição e pediam paz aos colegas. “Queremos poder ter tranqüilidade dentro e fora da escola. Não podemos aceitar esse tipo de violência”, salientou Marco Felipe Costa, de 12 anos.


O coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, puxou o coro dos jovens e incentivou os curiosos a aderirem à caminhada. “Vem, vem para caminhada vem”, chamava o coordenador. Aos poucos entraram na marcha, a vice-prefeita Beth Colombo e outras autoridades do governo municipal. O percurso terminou em frente ao prédio histórico da Prefeitura, onde um palco foi preenchido pelos jovens que ouviram o prefeito Jairo Jorge. O chefe do executivo agradeceu a participação da juventude na III Semana da Juventude de Canoas, que já mobilizou 5 mil jovens desde o último sábado (22).


Manifestação com tinta – Além da manifestação nas ruas, os jovens expressaram suas ideias por meio da arte. Pela manhã, um grupo se mobilizou na pintura dos muros do Instituto de Pastoral de Juventude, no bairro Niterói. Os adolescentes utilizaram o grafite como gesto de apelo à não violência na cidade. Cerca de 15 metros foram cobertos de cor e várias formas. A atividade contou com o apoio da Associação Canoense de Hip Hop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário