Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quarta-feira, 23 de junho de 2010
1° dia de votação dos Partidos Temáticos do Parlamento Jovem 2009
Em 13 de Outubro de 2009.
A simulação do processo legislativo que ocorre durante essa e a próxima semana entre os jovens das escolas canoenses iniciou na manhã desta terça-feira, 13, em três colégios do município. Chamado de Parlamento Jovem, o projeto é uma iniciativa da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura e pretende despertar nos adolescentes de Canoas o interesse pela política.
Os alunos das E.M.E.F Guajuviras e Teresa Franciscuti, e da E.E.E.M Guarani, foram os primeiros a escolher dentre 12 assuntos, os que consideram prioridade. Cultura, Educação, Emprego, Segurança Pública, Esportes, Saúde, Agricultura, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Habitação, Juventude e Defesa do Consumidor são as opções de voto dessa eleição.
De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, após escolhido o ‘partido vencedor’ de cada escola, será indicado um aluno que representará esse partido e este atuará como um legislador no estabelecimento escolar. 15 escolas das redes municipal, estadual e privada terão essa representação no município. “É uma oportunidade para a gurizada criar suas lideranças, entender o funcionamento da política e do poder público e exercer a cidadania. Antes de tomar posse, os representantes dos partidos terão vivências e preparação na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa”, explica Cebola.
Carolina da Silva Hermeling e Eduardo Carvalho, ambos de 15 anos e alunos da 8ª série da Escola Guajuviras votaram no partido do Esporte, eles esperam ajudar o colégio. “Aqui na escola não temos muitas opções nem locais para a prática de esportes. Faltam equipamentos que nos possibilitem ampliar as atividades da Educação Física. Basquete, por exemplo, temos só um mês por ano, gostaríamos de praticar sempre”, contam os jovens.
O professor de História e Geografia, Cristiano de Oliveira Dias abriu um espaço em sua aula para que a votação pudesse ser realizada. Ele considera fundamental a participação do jovem nesse processo. “Dessa forma eles adquirem consciência crítica, responsabilidade, entendem a importância da democracia, propõem as mudanças e entendem que reclamar é fácil e sugerir é difícil”, pondera.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário