Em 20 de março de 2009
Política é coisa de políticos”. Esse mito, pouco saudável para o estímulo à cidadania, vai ter em breve um forte contraponto em Canoas, com a implementação do projeto Parlamento Jovem, iniciativa pioneira no estado, na esfera municipal.
Visando firmar parcerias para facilitar a implantação desse projeto em Canoas, na próxima quarta-feira, 25, o titular da coordenadoria da juventude da Prefeitura, Almiro Gherat, realiza uma reunião na Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa.
A adaptação dessa iniciativa para o município deve trazer inovações. Conforme Gherat, uma das características especiais do Parlamento Jovem é a abrangência e a continuidade. Tais processos devem ocorrer através da organização das comunidades escolares em ‘Partidos Temáticos’. “Através deles, serão eleitos vereadores estudantes”, explica.
Os ‘Partidos’ no qual as escolas devem se inserir serão estruturados em torno de 12 comissões, correspondentes às existentes na câmara dos deputados. A implantação do Projeto está em adiantada articulação com a Câmara Municipal e escolas do município e tem lançamento previsto para abril.
A proposta prevê ainda que, após o lançamento, haverá um acompanhamento na Escola. “A maioria não sabe o que faz um vereador; esse papel é pouco entendido. Só vamos mudar isso, com o conhecimento para a cobrança”, observa Gehrat.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário