Em 10 de setembro de 2009.
Mais do que vereador por um dia, os jovens de Canoas estão prestes a vivenciar uma experiência inédita no país. Nesta quinta-feira, 10, os alunos líderes de turma no Colégio Maria Auxiliadora conheceram o projeto Parlamento Jovem, da Coordenadoria Municipal da Juventude. A visita foi uma das últimas do cronograma que incluiu 15 instituições de ensino de Canoas inscritas no projeto.
Depois da sensibilização sobre a iniciativa, o coordenador da Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, explica que a intenção é mobilizar os estudantes com a distribuição sala a sala de cartilhas educativas. “As cartilhas serão uma maneira de instrumentalizá-los tecnicamente e esclarecer o papel do vereador, aproximá-los do Legislativo Municipal e da política”, comentou.
Serão impressos 10 mil exemplares da cartilha e a intenção do projeto é esclarecer aos jovens a importância do fazer política, não como processo partidário, mas como uma prática para organização de projetos e ideias.
O Parlamento Jovem vai abranger escolas da rede privada e municipal. Os estudantes deverão escolher partidos temáticos e então os interessados em uma candidatura podem se inscrever. Serão eleitos 15 “vereadores”, um de cada instituição. Para isso, os candidatos deverão apresentar projetos e fazer campanha nas escolas. Os jovens vão passar por formação com a Coordenadoria e também visitar a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Vereadores. Os adolescentes também serão responsáveis por aprovar os projetos dos colegas parlamentares, que ao final, serão levados à uma assembléia com o prefeito municipal Jairo Jorge. Conforme a avaliação de viabilidade técnica e orçamentária, o projeto eleito poderá ser executado pela Administração Municipal.
A intenção da Coordenadoria Municipal da Juventude é que os jovens mantenham a prática dentro das escolas para que surjam mais projetos e uma geração mais participativa na cidade. Além disso, as escolas também podem aproveitar os projetos propostos pelos jovens parlamentares no currículo escolar.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário