Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Em 9 de Julho de 2009.
Um marco de uma nova era para o movimento estudantil canoense. Assim foi qualificado pelo coordenador de juventude da administração municipal, Almiro Gherat (Cebola) o VI Congresso Municipal de Estudantes de Canoas, realizado nesta quinta-feira, 9.
Na ocasião, o estudante Ariel Silva Ribeiro, da Escola Estadual Affonso Charlier, foi eleito presidente da União Canoense dos Estudantes – UCE, para um mandato que se estende até início de 2010. Em um encontro célebre, que reuniu na Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC) destacadas ex-lideranças e atuais ativistas do movimento estudantil, no evento definiu a reativação da UCE, após um longo período inoperante.
Desde a primeiras horas da manhã, os delegados eleitos nas escolas começaram a chegar ao evento. Foram 11 ônibus de 32 escolas, que reuniram cerca de 400 lideranças, representando mais de 35 mil estudantes de Canoas. O Congresso também debateu o contexto e desafios do movimento estudantil.
“54 anos de história da UCE ficou abandonada. Nós estamos aqui para incentivar o movimento estudantil, e não dizer o que é para fazer. É a geração de vocês que estará no comando da cidade”, declara o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, que quando era mais jovem exerceu a liderança estudantil, como vice-presidente Grêmio Estudantil Maria Auxiliadora – GEMA.
Em sua fala, o titular da coordenadoria da juventude destacou o papel do movimento estudantil em momentos históricos do País, como a campanha O Petróleo é Nosso; a Diretas Já; a ditadura militar; o Fora Collor; a Eleição do Lula, citando também a eleição do prefeito de Jairo Jorge. “Pela primeira vez, uma diretoria plural, que expressa os mais diversos níveis da rede pública e privada, assume a direção da entidade”, arremata Gherat.
A UCE teve a sua reativação articulada a partir de um encontro de lideranças estudantis, realizado no início desse ano pela Coordenadoria da Juventude da Administração Municipal, que promoveu visitas aos grêmios estudantis canoenses para mobilizar. Entre as lideranças estudantis, marcou presença no evento Antônio Luis Rosa, presidente da União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e diretor da União Brasileira dos Estudantes (UBES), entre outras lideranças regionais.
Participaram também do evento a vice-prefeita, Beth Colombo e o diretor do jornal O Timoneiro Jorge Uequed - primeiro presidente da UCE; o professor Júlio Ribeiro, subprefeito da Região Noroeste e o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Nelso Luiz da Silva, o Nelsinho Metalúrgico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário