Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Juventude Debate Gravidez na Adolescência



Em 23 de julho de 2009.
Uma gravidez e uma vida conjugal aos 14 anos. Estes foram os exemplos motivadores de um trabalho de orientação e prevenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Paim Terra. Os casos de alunas da instituição resultaram em duas semanas de atividade sobre sexualidade, gravidez na adolescência, drogas e violência. O projeto, chamado de Adolescer, abrangeu os alunos das sétimas e oitavas séries (13 a 17 anos) e encerra nesta sexta-feira, 23, com a avaliação dos jovens e educadores.


O ponta pé inicial do projeto foi a peça teatral Adolescer, da Cia Déjà-vu e roteiro, direção e produção de Vanja Ca Michel. A partir daí, uma série de palestras com médicos, psicólogos e profissionais da Brigada Militar alimentaram os jovens de informação e provocaram a reflexão entre os adolescentes. Nesta quinta-feira, 23, a Coordenadoria da Juventude contribuiu falando sobre as políticas adotadas em Canoas. O coordenador Almiro Gherat, o Cebola, incentivou os adolescentes a reivindicar seus direitos e participar das decisões dos governantes. “Vocês é que sabem as necessidades do bairro, vocês tem o poder de cobrar da administração municipal”, salientou.


Para a estudante Ariele Bica, 16 anos, encontrou no projeto uma afinidade com a política e projeta ser uma futura vereadora na cidade. “Não quero ver meus amigos se perdendo no mundo das drogas, preciso fazer alguma coisa para prevenir a violência. Esse projeto me ajudou a encontrar o meu foco”, disse a aluna depois de discursar aos colegas pedindo mobilização da juventude da escola.


O projeto nasceu da sensibilidade de quatro professoras da rede que organizaram oficinas e ainda, trabalharam o cuidado e a responsabilidade na prática. “Distribuímos pintinhos para os alunos cuidarem durante uma semana. Eles perceberam como é ter uma vida dependendo da deles”, avaliou a professora de Ed. Física Sonserai Pereira. O aluno Guilherme Garcia, 14 anos, deu depoimento sobre como foi cuidar do pequeno animal. “Para aqueles que ainda não tem maturidade, já serviu como exemplo de como seria ter um filho muito cedo”, falou o jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário