Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Seminário Estadual de Gestores Municipais
Em 16 de Maio de 2009.
A construção de um Fórum Estadual de Gestores de Juventude foi uma das deliberações do primeiro Seminário de Gestores e Agentes de Juventude, encerrado nesse sábado, 16, em Canoas. Durante dois dias, autoridades municipais, estaduais e nacionais estiveram reunidas no município discutindo a implementação de políticas públicas e socializando experiências voltadas ao público jovem.
O evento, organizado pelas Coordenadorias de Juventude de Canoas e Novo Hamburgo e pelo gabinete da deputada federal Manuela D’Ávila, reuniu 250 participantes na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics).
No encerramento da atividade, foi criada a Comissão Pró-Fórum Estadual de Gestores de Juventude. Representantes de 11 cidades gaúchas, envolvendo a região metropolitana de Porto Alegre e o interior do Estado, engajados na construção de ações que atendam às necessidades do público jovem, integram a comissão. A primeira reunião já está marcada para o dia 01º de junho, em Novo Hamburgo. “Vamos começar a pensar e a sistematizar os nossos objetivos para o Fórum”, destacou o Coordenador de Juventude de Canoas, Almiro Rodrigo Gherat, o “Cebola”.
Até o momento, Canoas possui três propostas: a criação de um banco de projetos para troca de experiências com outras cidades, priorizar o desenvolvimento de ações conjuntas, principalmente na geração de emprego e renda, e incentivar as prefeituras à adesão ao Pacto pela Juventude – proposição do Conselho Nacional de Juventude para que os governos se comprometam com as políticas públicas destinadas ao público jovem. “Os problemas dos jovens são iguais. Por isso, entendemos que são necessárias políticas regionais para que os mesmos sejam resolvidos”, comentou Cebola.
Além de se interar da realidade dos jovens, frente à crise econômica mundial, os gestores de juventude puderam socializar suas experiências. O Parlamento Jovem, desenvolvido pela Coordenadoria de Juventude de Canoas com o intuito de incentivar os jovens a participar da política de forma mais ativa e consciente, projetos esportivos de inclusão social oferecidos aos jovens de Cachoeirinha, e a programação da Semana da Juventude de Tramandaí, a qual contempla atividades sócio-educativas, além de apresentações artísticas, foram alguns dos trabalhos expostos.
Após conhecer as propostas de Canoas para o público jovem, o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude. Danilo Moreira, destacou que a cidade está no caminho certo. “Esta possibilidade de fomentar o diálogo faz com que os jovens ajudem a construir as políticas, fazendo parte da solução, e não somente sendo vistos como um problema para a sociedade”, finalizou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário