Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Primeiro encontro de formação com os candidatos à Vereadores jovens de Canoas
Em 3 de Novembro de 2009.
Um encontro entre jovens candidatos para ser um “vereador” do projeto parlamento jovem, aconteceu nessa terça-feira, dia 3, na Escola Municipal Thiago Würth. De acordo com o Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, esse encontro foi essencial para trazer conceitos e nivelar conhecimento aos candidatos sobre o papel parlamentar e do parlamento jovem. “Sinto-me honrado em poder participar de um projeto responsável por aproximar da juventude o exercício da cidadania. Vivenciando um processo de caráter instituindo a prática da democracia”, pondera. Para ele, a interação, iniciativa e participação do jovem é indispensável.
A participação juvenil é dinâmica, está em movimento e assume diferentes formas. Por muito tempo participação foi tratada como sinônimo de protagonismo juvenil. O termo protagonismo vem do meio empresarial e foi adotado pelo terceiro setor. O termo participação tem caráter mais amplo e significa uma forma de expressar as demandas pelos direitos, uma forma de exercer a cidadania.
Os níveis de participação amadurecem de acordo com o grau de participação de seus atores, no caso os jovens. Os espaços de participação podem ser na escola, na igreja, em organizações e movimentos sociais, por meio de veículos de comunicação, em representações em fóruns, em partidos e redes de juventude, em torcidas, acampamentos, e uma infinidade de formas e vias.
“Poder botar em prática os projetos que temos em mente é algo muito satisfatório, ainda mais quando dispomos do apoio de amigos”, comenta Ester Machado, 14 anos, candidata a jovem vereadora. Já para Juliano Nunes, 15 anos, que também concorre ao cargo, o apoio da família é muito importante. “Recebo muito apoio dos meus pais, e sempre que vejo meus colegas reclamando de algo, logo penso em uma solução para resolver aquele problema”, ressalta ele, afirmando ter muita curiosidade em saber como funciona a política.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário