Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Projetos com a CUFA

Em 27 de janeiro de 2009
A Coordenadoria da Juventude e a Secretaria de Segurança e Cidadania de Canoas receberam, na tarde desta segunda-feira, 26, representantes da coordenação estadual da Central Única das Favelas (CUFA). O objetivo da reunião foi discutir a implementação, em parceria com a Prefeitura Municipal, dos projetos que são desenvolvidos pela CUFA em diversas capitais do país. Canoas está nos planos da entidade não-governamental por ser uma cidade com altos índices de criminalidade.


Segundo o coordenador da Juventude em Canoas, Almiro Rodrigo Gherat, o “Cebola”, os jovens entram no caminho da marginalidade pela falta de alternativas de educação e que promovam a inserção social, como cultura e esporte. “Neste sentido, vamos fazer um esforço interno, buscando trabalhar de forma integrada com todas as secretarias, para que as ações da CUFA sejam desenvolvidas na cidade”, afirmou o coordenador.


Guajuviras e Mathias Velho são considerados os bairros mais violentos do município. Dados da Secretaria Municipal de Segurança apontam que das 50 mil pedras de crack consumidas no Estado em 2008, 24 mil foram usadas por jovens canoenses.


Para Manoel Soares, um dos coordenadores da entidade no estado, o tráfico de drogas em Canoas é migratório. “Não há chefes fixos. O tráfico está em todo o lugar. Por isso, o desenvolvimento de ações preventivas deve ser multidimensional”, destacou.


Os dois grandes eixos de trabalho da Central Única das Favelas são a valorização da cultura local e incentivo ao esporte. Oficinas de hip-hop, sessões de cinema para a comunidade, aulas de dança e basquete de rua são usadas pela entidade como alternativas à prevenção ao uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário