Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Apresentação do Parlamento Jovem para os líderes de turma

Em 10 de setembro de 2009.
Mais do que vereador por um dia, os jovens de Canoas estão prestes a vivenciar uma experiência inédita no país. Nesta quinta-feira, 10, os alunos líderes de turma no Colégio Maria Auxiliadora conheceram o projeto Parlamento Jovem, da Coordenadoria Municipal da Juventude. A visita foi uma das últimas do cronograma que incluiu 15 instituições de ensino de Canoas inscritas no projeto.


Depois da sensibilização sobre a iniciativa, o coordenador da Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, explica que a intenção é mobilizar os estudantes com a distribuição sala a sala de cartilhas educativas. “As cartilhas serão uma maneira de instrumentalizá-los tecnicamente e esclarecer o papel do vereador, aproximá-los do Legislativo Municipal e da política”, comentou.


Serão impressos 10 mil exemplares da cartilha e a intenção do projeto é esclarecer aos jovens a importância do fazer política, não como processo partidário, mas como uma prática para organização de projetos e ideias.


O Parlamento Jovem vai abranger escolas da rede privada e municipal. Os estudantes deverão escolher partidos temáticos e então os interessados em uma candidatura podem se inscrever. Serão eleitos 15 “vereadores”, um de cada instituição. Para isso, os candidatos deverão apresentar projetos e fazer campanha nas escolas. Os jovens vão passar por formação com a Coordenadoria e também visitar a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Vereadores. Os adolescentes também serão responsáveis por aprovar os projetos dos colegas parlamentares, que ao final, serão levados à uma assembléia com o prefeito municipal Jairo Jorge. Conforme a avaliação de viabilidade técnica e orçamentária, o projeto eleito poderá ser executado pela Administração Municipal.


A intenção da Coordenadoria Municipal da Juventude é que os jovens mantenham a prática dentro das escolas para que surjam mais projetos e uma geração mais participativa na cidade. Além disso, as escolas também podem aproveitar os projetos propostos pelos jovens parlamentares no currículo escolar.

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