Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

III Semana Municipal da Juventude será descentralizada

Em 1/ de Julho de 2009.
A distribuição das atividades pelos bairros dos quatro quadrantes é a grande novidade da III Semana da Juventude de Canoas, que tem data prevista para os dias 08 a 16 de agosto desse ano em Canoas. Na tarde desta quarta-feira, dia 1.º, cerca de 10 grupos de artistas locais estiveram reunidos na Coordenadoria de Juventude, organizadora desse evento, para fechar o cronograma dos shows. “Estamos compondo uma letra, mas não queremos apenas se apresentar, e sim interagir com o pessoal”, declara Juliano de Melo, (19) integrante do grupo rap Facção Social, do Mathias Velho.


Ao lado de seu colega, Jéferson Luis (18) ele expressa consciência sobre os estigmas relacionados a sua atividade cultural. “Muita gente diz que é preciso se drogar para cantar rap; queremos esclarecer que não é bem assim, podemos fazer isso de cara limpa”, afirma. A III Semana da Juventude está sendo organizada através de quatro grupos de trabalho - Esporte e Lazer; Oficinas; Captação e Mobilização e Apresentações e Shows.


Conforme a assessora administrativa da Coordenadoria da Juventude do Município, Regina Pires, 25 escolas do município já foram cadastradas para participar da Semana, que deve ter como destaque em sua prgoramação o Festival da Juventude e a O festival de Cultura de Rua. “Queremos valorizar os grupos e atividades culturais já existentes. Para isso, fizemos um levantamento para identificar as temáticas mais adequadas para cada escola”, explica.


Juventude como política


Para o titular dessa coordenadoria, Almiro Gherat, o Cebola, a semana vai ser oportunidade para pautar questões pertinentes, como a Lei do Parlamento Jovem e a PEC da Juventude, aprovada na Câmara Municipal de Vereadores de Canoas nesta terça-feira, 30, durante grande expediente. “A juventude ainda não está contemplada como um segmento geracional, apesar de sermos 50 milhões no País”, observa.


Embora insista a necessidade de sensibilizar as autoridades sobre essas questões, ele reconhece avanços. “Mesmo antes de assinar o Pacto pela Juventude (compromisso oficial dos municípios com as políticas sociais para os jovens) a prefeitura de Canoas já consolidou vários de suas medidas, como é o caso da criação desta coordenadoria”, exemplifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário