Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Confluência cultural na III Semana municipal da Juventude



Em 24 de julho de 2009.
A diversificação de orientações étnicas, religiosas, políticas e sexuais deve ser um ponto forte na III Semana da Juventude de Canoas, que ocorre entre os dias 08 e 15 de agosto. Essa indicação foi confirmada nesta sexta-feira, 24, durante uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, quando os Grupos de Trabalho (GTs) fecharam as propostas de atividades para esse evento. “Esse espaço diversificado para a cultura afro e outras etnias é uma novidade na Semana”, nota o Pai Júlio de Oxalá, da Secretaria Municipal de Cultura.


Para a ativista da ong egípicia Coveying Islâmico Message, Daniela Ernst, o espaço da Semana deve ser ocupado com reflexão, e a imagem é um bom instrumento para isso. Como proposta na programação da semana, ela apresentou dois filmes para estimular o debate: Paradise Now e Invasão de Domicílio. “Um aborda a questão da exclusão na Palestina ocupada; o outro, a resistência cultural desse povo”, explica.


O movimento negro local está preparando uma série de atividades relacionadas à cultura afro-brasileira para o dia 13 de agosto, em que debates se concentrarão em torno desse tema. “Três questões serão enfocadas: Pais de Santos jovens, e o que esperam da religiosidade; o jovem e a religião afro-ubandista e a religião e o preconceito”, explica Pai Júlio. No dia 14, uma exposição sobre a cultura nos terreiros, reunindo o trabalho de 10 Pais de Ssanto, será outra atração nesse evento.


Grupos de jovens da igreja católica também tem se destacado na participação das atividades da coordenadoria. No último dia 19 de julho, por exemplo, em plena manhã de domingo, foi realizado na Igreja Nossa Sra. de Fátima um balanço de ações da coordenadoria, que contou com cerca de 40 jovens, a maioria ligados à essa paróquia. “Nossos projetos são construídos visando uma orientação da Secretaria Nacional de Juventude: transformar boas idéias para o trabalho com os jovens em políticas publicas permanentes para a juventude”, explica Almiro Gherat, titular dessa coordenadoria.


Na quinta-feira, 23, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Paim sediar esse balanço das ações da coordenadoria nos primeiros seis meses de governo. Na ocasião, Gherat, incentivou os adolescentes a reivindicar seus direitos e participar das decisões dos governantes. “Vocês é que sabem as necessidades do bairro, vocês tem o poder de cobrar da administração municipal”, salientou o coordenador na ocasião.


Cerca de 50 atividades, entre debates, mostras, exposições, shows e atividades esportivas devem marcar a III Semana da Juventude de Canoas, que é considerado um dos maiores eventos jovens da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário