Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Canoenses reacendendo a chama do movimento estudantil

A reativação da União Canoense dos Estudantes (UCE) é reflexo de um processo de reativação do movimento estudantil na cidade, que deve ter um efeito multiplicador. A avaliação é do titular da coordenadoria da juventude, Almiro Gherat, o Cebola.


Nesta quinta-feira, 09, ocorre na cidade o VI Congresso Municipal de Estudantes, que deve consolidar a reorganização da UCE, entidade com 55 anos de história, mas que se encontra inoperante atualmente. O evento ocorre na Associação dos Servidores Municipais de Canoas - R. Nerci Pereira Flores, 179, das 8h às 17h.


Desde o início do ano, a equipe da Coordenadoria da Juventude tem participado da mobilização pela reorganização do movimento estudantil canoense. “A partir de uma reunião, definimos uma comissão pró-grêmios, através da qual passamos a visitar escolas”, explica.


Exemplo


Para o coordenador de Juventude, a participação de 682 votantes na eleição do grêmio estudantil do Colégio Estadual Tereza Francescutti , ocorrida na última segunda-feira, 6, reflete esse processo. “Essa eleição vai servir de exemplo; muitas escolas já estão nos procurando atualmente para colaborar na construção de seu grêmio estudantil”, prevê.


Duas chapas concorreram na eleição do Francescutti. Com 371 votos, foi eleita a chapa 1 – “União Estudantil”, presidida pelo estudante do sétimo ano, Jonatha Leonel Farias da Silva. 75% dos estudantes aptos a votar participaram do processo eleitoral.


Está na pauta do congresso desta quinta-feira a reorganização da UCE e a eleição de sua nova diretoria excetuvia. “Será um mandato provisório, mas que terá uma missão muito grande. Nossa meta é auxiliar a UCE em muitos congressos; queremos ter canoenses em todos espaços possíveis”, declara Gherat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário