Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
terça-feira, 27 de julho de 2010
Sessão do Parlamento Jovem tem grande expediente sobre PROJOVEM
Em 7 de Abril de 2010.
Ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 07, mais uma sessão do Parlamento Jovem, da Coordenadoria da Juventude de Canoas. Estiveram presentes na Câmara de Vereadores do município, o Coordenador Pedagógico do Programa Integrar, Docimar Querubim, além da representante da Secretaria de Educação, Vanessa Domingues.
Docimar Querubim apresentou aos vereadores jovens as principais diretrizes do programa ProJovem Integrado, que nasceu da unificação de programas já existentes e resultou em quatro subdivisões: ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Trabalhador e ProJovem Adolescente. “O ProJovem vem permitindo que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebendo qualificação profissional e tendo acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer”, afirma.
Foi exposto que o ProJovem Adolescente destina-se aos jovens de 15 a 17 anos em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O Programa oferece proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade, redução dos índices de violência, de uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência.
Já o ProJovem Urbano é destinado a jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever. Tem como objetivo elevar o grau de escolaridade visando a conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias e exercício da cidadania.
O ProJovem Campo garante aos jovens da agricultura familiar, de 18 a 29 anos, a conclusão do Ensino Fundamental em regime de alternância dos ciclos agrícolas. Esse regime consiste em alternar aulas presenciais com atividades educativas não presenciais.
Por fim, o ProJovem Trabalhador prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados, com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.
Vanessa Domingues parabenizou a Coordenadoria da Juventude, e comparou o ProJovem ao Parlamento Jovem. “Ambos enfatizam o protagonismo juvenil, e o jovem protagonista é alguém especial, porque acredita numa sociedade melhor e molda o mundo a cada instante, criando idéias para melhorá-lo”, pondera.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário