Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Reggae ganha espaço em Canoas

Em 10 de Fevereiro de 2010.



“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”, era o que dizia Bob Marley, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.


Gênero este que ganhará espaço em Canoas, a partir desse sábado, dia 13, quando entrará no ar, na rádio Fátima FM (87.9), às 12h, o programa Rub a Dub Style, apoiado pela Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas. Serão duas horas de programação musical e entrevistas relacionadas ao reggae, comandado por Luciano Roots, Keko, Gabriel e pelo o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola. “É algo inédito na cidade, já que não existe nenhum outro programa voltado somente ao reggae”, afirma Cebola.


O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica, sendo uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. “Esse estilo musical apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. Suas letras falam de questões sociais, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres”, ressalta Luciano. Conforme ele, o ritmo recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a idéia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.


Na década de 1950, começaram a surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson e Bob Andy. Porém, nesta época, grande parte das rádios da Jamaica se recusavam a tocar suas músicas. Somente a partir da década de 1970, o reggae se tornaria um estilo musical de sucesso, com clássicos de Jimmy Cliff e Bob Marley, que construiriam um legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário