Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Juventude Debate gênero na Escola David Canabarro
Em 10 de Março de 2010.
Gênero é uma destas categorias que invadem nossa forma de pensar os outros e nossa forma de elaborar a nossa identidade. A pergunta pelo que é masculino e o que é feminino é uma pergunta pelo lastro desta categoria. De onde vem esta categoria? Este foi o assunto debatido na 1ª Edição do Juventude Debate, que ocorreu na noite dessa terça-feira, dia 9, na escola Davi Canabarro. Um evento voltado à alunos do Projovem.
Foram explanadas questões de gêneros e desigualdade voltada as mulheres jovens, através de palestras da Assistente Social, Jacira Dias, e da Sindicalista Maria Elnice. Trechos do filme “Se eu Fosse Você”, foram exibidos para exemplificar os tópicos debatidos. Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, as pessoas nascem com o sexo, mas formam o gênero. “Aqui o gênero é visto de uma forma, mas no oriente médio, por exemplo, é visto de outra. Tudo depende de uma questão cultural, religiosa, ou política”, pondera.
Cebola cita que tradicionalmente, trabalhadoras do mundo inteiro homenageiam no Dia da Mulher 129 operárias mortas em uma greve numa fábrica de tecidos, em 1857, em Nova Iorque. Elas pediam as mesmas condições trabalhistas dos homens. No entanto, foram trancadas em uma sala de trabalho que haviam ocupado e morreram queimadas em um incêndio provocado pelos donos da fábrica.
Para Priscila Ribeiro, 19 anos, que participou do encontro, essa foi uma oportunidade de debater a luta da mulher para conquistar o seu espaço. Já Márcio Morais, 21 anos, diz que o encontro foi muito interessante por tratar de um conceito criado na década de 70 para explicitar que sexo social não é determinado pelo sexo biológico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário