Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
terça-feira, 27 de julho de 2010
Relatório Azul da Assembléia é lançado em Juventude Debate em Canoas
Em 19 de Abril de 2010.
O Relatório Azul 2009, elaborado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, foi lançado em Canoas, na noite desta segunda-feira, durante o Juventude Debate, no Unilasalle. O trabalho, que está na 12ª edição, com sete mil exemplares e 348 páginas, aborda o tema direitos humanos em forma de artigos. Também traça um panorama sobre a violação desses direitos no Estado.
Cláudio Somacal, representando o presidente da Comissão, deputado Dionilso Marcon (PT), entregou exemplares do Relatório aos integrantes da mesa do Juventude Debate e falou sobre o conteúdo da publicação.
Juventude Debate tem informações e relatos sobre época de regime militar
Em 19 de Abril de 2010.
A 30ª edição do Juventude Debate, programa desenvolvido pela Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas, discutiu, na noite desta segunda-feira, o tema “Ditadura nunca mais”, no salão azul do Unilasalle. Participaram como palestrantes a professora da instituição e doutora em História, Cleusa Gomes Graebin; o ex-deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil no governo Olívio Dutra, Flávio Koutzi, e o ex-vereador de Porto Alegre, Antônio Losada. O coordenador Almiro Gherat, o Cebola, conduziu os trabalhos. Após as palestras, houve debate com os convidados.
Movimento estudantil
Cleusa apresentou um histórico do movimento estudantil no país, que nasceu com a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937. Também colocou à disposição de estudantes e demais interessados o acervo sobre o tema reunido no Arquivo Histórico e Museu do Unilasalle. Cleusa explicou que a Coleção Movimento Estudantil é denominado Édson Luiz Lima Souto em homenagem à primeira pessoa morta pela repressão exercido no regime militar brasileiro. O estudante foi assassinado pela polícia em 68, durante protesto em frente ao restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro.
Último libertado no RS
Losada , ex-dirigente sindical e ex-militante do Partido Comunista, último preso político a ser libertado no Rio Grande do Sul, relatou sua experiência, afirmando que a juventude “tem que conhecer a experiência triste dos horrores da ditadura”. Contou que permaneceu como prisioneiro político de 73 a 79, beneficiado pela anistia, mas foi “acompanhado” pelos órgãos de segurança até 88. Todos os seus movimentos renderam um relatório de 800 páginas, hoje em seu poder. Losada também foi processado por ter denunciado seus torturadores à imprensa nacional. Além disso, teve todos os seus documentos destruídos, o que lhe impedia de receber auxílio-reclusão, e foi impedido de cursar Direito quando estava preso, mesmo tendo sido aprovado no vestibular.
Lição de humanidade
Koutzi – que foi sequestrado, preso e torturado na Argentina de 72 a 76 por sua luta contra a ditadura, morou na França e voltou ao Brasil em 84 e foi deputado estadual do PT por 16 anos – afirmou que a situação-limite imposta pela tortura é “uma dura, mas grande lição de humanidade”. “Ninguém sai inteiro”, declarou. Ele recordou que após a anistia, em 79, a democratização do país só se concretizou 19 anos depois, em 94. Koutzi classificou como “pedágio intolerável” o acordo possível fechado com o governo para viabilizar a anistia, impedindo que o povo tivesse a possibilidade de passar a limpo a história brasileira. Também manifestou preocupação com as coisas pós-ditadura que ficaram pendentes e por isso “podem ser manipuladas, especialmente em períodos eleitorais”.
Juventude Debate Ditadura Militar na segunda-feira
Em 16 de Abril de 2010.
"Ditadura nunca mais" é o tema do Juventude Debate, promovido pela Coordenadoria da Juventude, em parceria com o curso de História do Unilasalle. O evento será na segunda-feira, 19, às 19h30min, no salão azul do Unilasalle.
Participarão o ex-deputado estadual Flávio Koutzi, o ex-vereador de Porto Alegre e último preso político a ser libertado no Rio Grande do Sul, Antônio Losada, e a professora do Unilasalle e doutora em História Cleusa Graebin.
No encontro do dia 23, às 14h, na praça Sargento Rosa, bairro Harmonia, será debatido o ensino religioso nas escolas, com as presenças da escritora Leila Silveira e do escritor e músico Etevaldo Silveira.
Informações sobre o Juventude em Debate podem ser obtidas pelo 3464-0699, ou e-mail juventude@canoas.rs.gov.br.
Conselho de Juventude define temática da II Conferência Municipal
Em 15 de Abril de 2010.
“Levantando bandeiras, construindo alternativas” será tema da 2ª Conferência Municipal da Juventude. O evento está marcado para 18 de junho, no Unilasalle, e 19 de junho, na Câmara de Vereadores. A definição ocorreu nesta tarde, em reunião do Conselho Municipal da Juventude, realizada na Casa dos Conselhos. No próximo dia 26, haverá audiência pública na Câmara de Vereadores, também para preparar o evento. Quatro pré-conferências ocorrerão em maio: dia 19, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Fátima; dia 21, no Colégio Concórdia, no Niterói; dia 26, no Caic, bairro Guajuviras, e dia 28, na escola Thiago Würth, no Mathias Velho.
O Conselho também escolheu como eixos da Conferência Espaços urbanos para os jovens, Cidadania e protagonismo juvenil, Violência e cultura da paz e O mundo do trabalho. Os sub-eixos serão A cultura que a juventude quer, Meio ambiente, direitos humanos e diversidade e Educação e saúde do jovem.
Participaram da reunião o coordenador da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola; o presidente do Conselho, Giuliano Amaro; Maria Helena Riquinho, representando o projeto Reviver; o presidente do Parlamento Jovem, Fernando Gabriel, e o assessor da Coordenadoria da Juventude, Émerson Rodrigues.
Recreio na Paz na Escola Municipal Farroupilha
Em 9 de Abril de 2010.
Alunos do turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Farroupilha, no bairro Chácara Barreto, tiveram, hoje, merenda especial, música e dança no Recreio da Paz, com duração de uma hora. O projeto, desenvolvido pela Coordenadoria da Juventude desde agosto de 2009, já teve cerca de 30 edições. Antes da atividade, o coordenador Almiro Gherat, o Cebola, distribuiu cartilhas sobre a eleição do Parlamento Jovem de Canoas, que ocorrerá em junho e julho. O Recreio também foi acompanhado pela Guarda Municipal, por meio da Ronda Escolar.
Mônica Farias, 13 anos, e Willian Gonçalves Martins, 12, ambos estudantes da 7ª série, estavam entre os mais entusiasmados com o Recreio da Paz. Revelaram que curtem mais a dança e consideram a iniciativa uma forma de lazer e integração entre os colegas. Para o coordenador do projeto na escola e integrante do Conselho Escolar, professor Daniel Colvara, essa é uma oportunidade proporcionada aos jovens de se envolverem diretamente na rotina escolar. Lembrou que o Grêmio Estudantil, criado no ano passado com apoio da Coordenadoria da Juventude, participa da organização do Recreio, da coleta seletiva de lixo, além de fazer parte do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres (CPM).
O primeiro presidente do GE da Farroupilha , Gustavo Fontes da Silva, da 8ª série, conta que os 12 membros da entidade são responsáveis por diversas ações, como recolhimento de latinhas para vender e instalação de uma caixa para que os alunos apresentem sugestões de melhorias.
A vereadora jovem da escola, Meise Dirck, da 8ª série, demonstra satisfação por ter sido eleita e pretende concorrer novamente este ano. Para ela, essa é uma chance de apresentar sugestões de leis que considera necessárias. “A juventude precisava de mais participação política, pois sabe de suas necessidades do dia a dia”, afirma.
Sessão do Parlamento Jovem tem grande expediente sobre PROJOVEM
Em 7 de Abril de 2010.
Ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 07, mais uma sessão do Parlamento Jovem, da Coordenadoria da Juventude de Canoas. Estiveram presentes na Câmara de Vereadores do município, o Coordenador Pedagógico do Programa Integrar, Docimar Querubim, além da representante da Secretaria de Educação, Vanessa Domingues.
Docimar Querubim apresentou aos vereadores jovens as principais diretrizes do programa ProJovem Integrado, que nasceu da unificação de programas já existentes e resultou em quatro subdivisões: ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Trabalhador e ProJovem Adolescente. “O ProJovem vem permitindo que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebendo qualificação profissional e tendo acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer”, afirma.
Foi exposto que o ProJovem Adolescente destina-se aos jovens de 15 a 17 anos em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O Programa oferece proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade, redução dos índices de violência, de uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência.
Já o ProJovem Urbano é destinado a jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever. Tem como objetivo elevar o grau de escolaridade visando a conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias e exercício da cidadania.
O ProJovem Campo garante aos jovens da agricultura familiar, de 18 a 29 anos, a conclusão do Ensino Fundamental em regime de alternância dos ciclos agrícolas. Esse regime consiste em alternar aulas presenciais com atividades educativas não presenciais.
Por fim, o ProJovem Trabalhador prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados, com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.
Vanessa Domingues parabenizou a Coordenadoria da Juventude, e comparou o ProJovem ao Parlamento Jovem. “Ambos enfatizam o protagonismo juvenil, e o jovem protagonista é alguém especial, porque acredita numa sociedade melhor e molda o mundo a cada instante, criando idéias para melhorá-lo”, pondera.
Apresentação do Parlamento Jovem nas Escolas selecionadas
Em 5 de Abril de 2010.
A Coordenadoria da Juventude iniciou, hoje, o processo de eleição do Parlamento Jovem de Canoas, que ocorrerá em 15 escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, em junho e julho. A posse dos 30 jovens vereadores - 15 titulares e 15 suplentes - será em agosto, para mandato de um ano. Em maio será escolhido o partido temático em cada escola, entre Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Meio Ambiente, Cultura, Educação, Defesa do Consumidor, Emprego, Habitação, Saúde, Juventude e Segurança Pública. Cada legislatura é composta de, no mínimo, três sessões legislativas, quando os jovens vereadores discutem projetos que são sugeridos ao prefeito.
O processo começou, nesta segunda-feira, com a distribuição de cartilhas contendo informações sobre o projeto para estudantes do Ensino Médio do Colégio Marechal Rondon. O coordenador da Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, explicou aos alunos o objetivo do projeto, afirmando que eles são os eleitores, legisladores e governantes do futuro. Lembrou que este é um projeto inovador e pioneiro no Rio Grande do Sul e uma ferramenta para estimular os jovens a praticarem a “boa política” e exercer a cidadania. Ele pretende realizar o mesmo trabalho num total de 150 salas de aula.
No ano passado, votaram 5 mil alunos das 7ªs e 8ªs séries do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, representando 12 mil estudantes. A expectativa é de uma participação maior este ano. O Parlamento Jovem foi instituído por meio de projeto de lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Jairo Jorge em 20 de julho de 2009.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Coordenadoria de Juventude é exemplo para outras cidades
Em 31 de Março de 2010.
Na manhã dessa quarta-feira, dia 31, a representante da Coordenadoria Municipal de Políticas Setoriais para os Direitos Humanos de Cruz Alta, Maria Schneider, esteve visitando a Coordenadoria da Juventude de Canoas. Recebida pelo Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, Maria mostrou interesse nos programas voltados à juventude, realizados por Canoas.
A Coordenadoria Municipal de Políticas Setoriais para os Direitos Humanos de Cruz Alta trabalha com quatro eixos: juventude, livre orientação sexual, mulheres e igualdade social e, com o auxilio da Coordenadoria da Juventude de Canoas, pretende implantar os projetos “Parlamento Jovem” e “Semana da Juventude”.
Para Cebola é muito bom que Canoas esteja sendo exemplo para outros municípios. “Nossos projetos, muitos pioneiros, vem cada vez mais dando espaço para a juventude expressar os seus ideais, seja com cultura ou com voz ativa nas discussões políticas”, afirma.
Visita do Parlamento Jovem ao abrigo Renascer
Em 24 de Março de 2010.
Na tarde dessa quarta-feira, dia 24, os jovens vereadores do Parlamento Jovem da Coordenadoria da Juventude de Canoas, visitaram o abrigo Renascer, localizado no mesmo município. Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, uma oportunidade única para se organizar, dentro do Parlamento Jovem, uma ação social, após o mapeamento das necessidades dos jovens e crianças ali abrigados.
Uma das representantes do abrigo acompanhou a visita, e explicou que o abrigamento em instituição é uma das medidas de proteção aos direitos de crianças e adolescentes estabelecidas no artigo 101 do ECA. Sua aplicação, por decisão do Conselho Tutelar e por determinação judicial, implica na suspensão do poder familiar sobre crianças e adolescentes em situação de risco e no seu afastamento temporário do convívio com a família.
De acordo com os artigos 22 e 24 do Estatuto, a medida extrema de suspensão do poder familiar deve ser aplicada apenas nos casos em que, injustificadamente, os pais ou responsáveis deixarem de cumprir seus deveres de sustento e de proteção aos seus filhos, em que as crianças e adolescentes forem submetidos a abusos ou maus tratos ou devido ao descumprimento de determinações judiciais de interesse dos mesmos.
No entanto, além de excepcional, a medida também tem caráter provisório, tendo-se sempre como objetivo último o retorno da criança ou do adolescente abrigado a sua família de origem no mais breve prazo possível. Isso requer que, enquanto durar a aplicação da medida, sejam empreendidos esforços no sentido de manter os vínculos dos abrigados com suas famílias e de apoiá-las para receber seus filhos de volta e para exercer de forma adequada as suas funções.
Ruan Rodrigues de Moura, 16 anos, é voluntário no abrigo há 3 meses, e diz adorar o trabalho que faz. “Trabalhamos com as virtudes dessas crianças, como memorização, pinturas, textos, recortes, muito visando a coletividade”, pondera. Para ele, o jovem que presta serviço de graça mostra o interesse pelas causas sociais e isso abre portas. “Sem falar que qualquer ajuda é capaz de aliviar o tédio e levar esperança para quem passa por momentos difíceis”, finaliza.
A realização de visitas, bem como o trabalho voluntário nas instituições são essenciais para a integração e o desenvolvimento das crianças e adolescentes abrigados, permitindo a sua inclusão social.
Hoje, o Renascer abriga 44 crianças e jovens, mas já chegou a ter 90 abrigados. Entre atividades culturais, de lazer e esporte, os jovens e crianças que ali residem, tem acesso a escola e, conforme a Coordenação do Renascer, precisam ser inseridos na sociedade. Todos podemos fazer essa ponte.
Juventude Debate "Gênero" com PROJOVEM da Escola Arthur Oscar Jochins
Em 23 de Março de 2010.
O Gênero (masculino e feminino) é um conceito criado na década de 70 para explicitar que sexo social não é determinado pelo sexo biológico; ou seja, a sociedade imputa uma diferença cultural entre homem e mulher que resulta em uma cisão construída, independente por tanto de determinações biológicas. Este foi o assunto debatido na 2ª Edição do Juventude Debate, da Coordenadoria da Juventude de Canoas, que ocorreu na noite dessa terça-feira, dia 23, na escola Escola Municipal Arthur Oscar Jochims. Um evento voltado à alunos do Projovem.
Foram explanadas questões de gêneros e desigualdade voltada as mulheres jovens, através de um debate, orientado pela Assistente Social, Jacira Dias. Trechos do filme “Se eu Fosse Você”, foram exibidos para exemplificar os tópicos debatidos. Conforme Jacira, muitas das diferenças entre homem e mulher não decorre da sua constituição natural, mas sim dos atributos que o gênero masculino e feminino incorpora do contexto cultural em que estão inseridos. “Se pensarmos que o gênero masculino e feminino refere-se apenas à divisão simbólica, não há como negar, que as mulheres podem usufruir prazerosamente dessa divisão sem com isso comprometer sua independência, sua autonomia intelectual e sobretudo a sutileza que em muitos momentos ofuscam uma truculência que não precisa ser vista”, pondera.
Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, as pessoas nascem com o sexo, mas formam o gênero. “Aqui o gênero é visto de uma forma, mas no oriente médio, por exemplo, é visto de outra. Tudo depende de uma questão cultural, religiosa, ou política”, afirma. Para ele, poder tratar esses assuntos que não são debatidos diariamente, é muito importante para os jovens compreenderem os motivos de desigualdades regionais, sociais, raciais, entre outras.
Nova diretoria do Grêmio Estudantil da Escola Guajuviras
Em 23 de Março de 2010.
Na segunda, dia 22, a E.M.E.F Guajuviras sediou, com o apoio da Coordenadoria da Juventude, uma assembléia geral dos estudantes, já que membros da gestão passada se desligaram da escola. Na ocasião, um novo grêmio foi formado.
A Coordenadoria da Juventude do município de Canoas, através do programa intitulado “Movimento Estudantil”, tem estimulado os grêmios dessas escolas, dando acompanhamento, com planejamento estratégico aos alunos que participam dessa “micro sociedade”, formada de relações que se organizam para defender os interesses dos alunos.
Para o coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, a escolha de um grêmio estudantil é o primeiro ato político na vida de um adolescentes, por isso os jovens devem ter convicção de quem é mais preparado para lutar pelos seus direitos como estudante. “Atuando em um grêmio estudantil, o aluno defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Um grêmio é responsável pela ligação escola, aluno e comunidade e é capaz de discutir assuntos visando sempre o bem estar dos alunos para com o proposto, sempre buscando uma concordância final”, enfatiza. Para ele, o grêmio é capaz de interagir com as demais escolas sobre idéias e propostas para melhorar a qualidade de ensino na cidade e a sociedade como um todo. “Um dos seus principais objetivos é contribuir para um aumento de participação dos alunos nas atividades da escola, organizando atividades paralelas as aulas e fazendo com que os alunos participem com voz ativa”, finaliza.
Segue abaixo os nomes dos novos integrantes do grêmio da E.M.E.F Guajuviras.
Daniele Gomes Bica – Presidente
Antonela Mendoza – Vice-Presidente
Naianne Marcelly – Secretária Geral
Vitória Ribeiro da Silva – Diretora de Esportes
Francine Meirelles Silveira – Diretora Social
Emilyb]n Benitz Hugin – Diretora de Cultura
Patrícia Santiago – Diretora de Relações Acadêmicas
Na segunda, dia 22, a E.M.E.F Guajuviras sediou, com o apoio da Coordenadoria da Juventude, uma assembléia geral dos estudantes, já que membros da gestão passada se desligaram da escola. Na ocasião, um novo grêmio foi formado.
A Coordenadoria da Juventude do município de Canoas, através do programa intitulado “Movimento Estudantil”, tem estimulado os grêmios dessas escolas, dando acompanhamento, com planejamento estratégico aos alunos que participam dessa “micro sociedade”, formada de relações que se organizam para defender os interesses dos alunos.
Para o coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, a escolha de um grêmio estudantil é o primeiro ato político na vida de um adolescentes, por isso os jovens devem ter convicção de quem é mais preparado para lutar pelos seus direitos como estudante. “Atuando em um grêmio estudantil, o aluno defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Um grêmio é responsável pela ligação escola, aluno e comunidade e é capaz de discutir assuntos visando sempre o bem estar dos alunos para com o proposto, sempre buscando uma concordância final”, enfatiza. Para ele, o grêmio é capaz de interagir com as demais escolas sobre idéias e propostas para melhorar a qualidade de ensino na cidade e a sociedade como um todo. “Um dos seus principais objetivos é contribuir para um aumento de participação dos alunos nas atividades da escola, organizando atividades paralelas as aulas e fazendo com que os alunos participem com voz ativa”, finaliza.
Segue abaixo os nomes dos novos integrantes do grêmio da E.M.E.F Guajuviras.
Daniele Gomes Bica – Presidente
Antonela Mendoza – Vice-Presidente
Naianne Marcelly – Secretária Geral
Vitória Ribeiro da Silva – Diretora de Esportes
Francine Meirelles Silveira – Diretora Social
Emilyb]n Benitz Hugin – Diretora de Cultura
Patrícia Santiago – Diretora de Relações Acadêmicas
Conselho prepara II Conferência Municipal de Juventude
Em 23 de Março de 2010.
Nessa terça-feira, dia 23, ocorreu na Casa dos Conselhos, em Canoas, a primeira reunião anual do Conselho Municipal de Juventude, ministrada pela Coordenadoria da Juventude do município. Em pauta, a 1ª Conferencia Municipal de Juventude, que irá selecionar representantes para as Conferencias estadual e nacional, ambas espaços de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios da construção de políticas públicas para o segmento juvenil e as alternativas que devem ser adotadas pelos governos para responder a eles.
A idéia é que a Conferencia Municipal de Juventude ocorra nos dia 18 e 19 de junho, tendo pré-conferencias em maio, por quadrante, além de uma audiência pública com o propósito de chamar as entidades de juventude para mobilizar os jovens a participarem da Conferencia.
As pré-conferencias começam no dia 19 de maio, no quadrante sudoeste, dia 21 de maio, no quadrante sudeste, dia 26 de maio, no quadrante nordeste e dia 28 de maio no quadrante noroeste. O objetivo desses encontros é promover o direito à participação, fortalecer a articulação da juventude e indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionadas ao tema, além de contribuir para mudar o patamar de compreensão da sociedade sobre este segmento.
Conforme o titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, ainda há um longo caminho para que a juventude em sua amplitude participe e se interesse por mudar. “Os tempos são outros, os desafios são diferentes dos estudados nos livros de história, mas ainda é igualmente imperiosa a necessidade da participação de todos”, afirma.
terça-feira, 20 de julho de 2010
São conhecidas as escolas participantes do Parlamento Jovem
Em 18 de Março de 2010.
Encerrou nessa segunda, dia 15 de março, o processo de inscrição para as escolas interessadas em participar do projeto Parlamento Jovem, da Coordenadoria da Juventude de Canoas. O edital, em conformidade com a Lei nº5400 de 15 de junho de 2009, prevê a seleção de 15 escolas, porém foram obtidas 16 escolas inscritas.
Conforme o titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, esse projeto difere de outros dessa natureza, porque o Parlamento Jovem envolve a juventude com a política em um nível mais profundo. “Trata-se de uma iniciativa pioneira no estado, dentro desses moldes”, explica. Ele ressalta que é nova a idéia de participação dos jovens enquanto sujeitos na construção de políticas de juventude. “Construção coletiva é um processo, e nem todo jovem participa desse processo de discussão de políticas públicas, por falta de oportunidades”, afirma.
Segue a relação das escolas inscritas:
Sudoeste:
EMEF Nelson Paim Terra
EEEM Guarani
Sudeste:
Colégio La Salle Niterói
EMEF Farroupilha
EEEM Barão do Amazonas
Colégio Concórdia
Nordeste:
EEEM Margot Giacomazzi
EEEM Mal. Rondon
EMEF Guajuviras
EMEF Carlos Drumond
Colégio Cristo Redentor
Noroeste:
EMEF Thiago Wurth
EEEM Guilherme de Almeida
Colégio La Salle Centro
Colégio Maria Auxiliadora
EMEF João Paulo I ficou de Fora, devido ao número de alunos.
Encerrou nessa segunda, dia 15 de março, o processo de inscrição para as escolas interessadas em participar do projeto Parlamento Jovem, da Coordenadoria da Juventude de Canoas. O edital, em conformidade com a Lei nº5400 de 15 de junho de 2009, prevê a seleção de 15 escolas, porém foram obtidas 16 escolas inscritas.
Conforme o titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, esse projeto difere de outros dessa natureza, porque o Parlamento Jovem envolve a juventude com a política em um nível mais profundo. “Trata-se de uma iniciativa pioneira no estado, dentro desses moldes”, explica. Ele ressalta que é nova a idéia de participação dos jovens enquanto sujeitos na construção de políticas de juventude. “Construção coletiva é um processo, e nem todo jovem participa desse processo de discussão de políticas públicas, por falta de oportunidades”, afirma.
Segue a relação das escolas inscritas:
Sudoeste:
EMEF Nelson Paim Terra
EEEM Guarani
Sudeste:
Colégio La Salle Niterói
EMEF Farroupilha
EEEM Barão do Amazonas
Colégio Concórdia
Nordeste:
EEEM Margot Giacomazzi
EEEM Mal. Rondon
EMEF Guajuviras
EMEF Carlos Drumond
Colégio Cristo Redentor
Noroeste:
EMEF Thiago Wurth
EEEM Guilherme de Almeida
Colégio La Salle Centro
Colégio Maria Auxiliadora
EMEF João Paulo I ficou de Fora, devido ao número de alunos.
Recreio na Paz na Escola Thiago Würth - Mathias Velho
Em 17 de Março de 2010.
A Escola Tiago Würth recebeu nessa quarta-feira, dia 17, o projeto “Recreio na Paz”, em seus três turnos (manhã – tarde – noite). Conforme a Coordenadoria da Juventude de Canoas, o objetivo do evento é utilizar a cultura para criar um ambiente de paz estimulando os jovens a produzirem algum tipo de arte para apresentarem.
Embalados pela música, os estudantes aproveitaram o intervalo prolongado. Conforme o titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, devem ocorrer muitos recreios na paz nas escolas de Canoas nesse ano.
“Abordar a relação entre cultura e juventude exige perceber como os jovens vivem esse momento das suas vidas: as vulnerabilidades e potencialidades contidas em suas condições de vida e a pluralidade de expressões culturais que emergem da experiência dos grupos juvenis espalhados pela cidade e pelas escolas”, afirma Cebola. Segundo ele também é necessário observar os impedimentos reais e as possibilidades de promover a cidadania cultural de jovens, para que a fruição e a produção cultural deixem de ser privilégio de poucas pessoas. Dessa forma, a juventude deve ser reconhecida e valorizada como produtora de cultura, mais do que como consumidora de bens culturais.
Cabe também, reafirmar as dificuldades vivenciadas pela juventude para aplicar seu tempo livre em atividades culturais e de lazer, já que os jovens precisam conciliá-las com outras necessidades como o estudo e falta de recursos financeiros.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Inscrições de Escolas para o Parlamento Jovem
Em 15 de Março de 2010.
O fortalecimento das entidades estudantis e uma nova relação das escolas com as comunidades, no âmbito de sua abrangência, são dois importantes avanços do Parlamento Jovem - projeto de lei aprovado em julho de 2009, que insere os estudantes de Canoas em todas as fases do processo legislativo municipal. O edital desse ano encerra nessa segunda, dia 15, com 15 escolas inscritas, até o momento. Após o encerramento, será montado um cronograma, com um professor coordenador, de cada escola.
Conforme o titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, esse projeto difere de outros dessa natureza, já que o Parlamento Jovem envolve os estudantes com a política em um nível mais profundo. “Os estudantes tem se interado com os assuntos da cidade, muito mais do que uma sessão parlamentar a nível de todo um mandato. Trata-se de uma iniciativa pioneira no estado, dentro desses moldes”, explica. Ele afirma que a edição de 2009, tem sido muito positiva.
O fortalecimento das entidades estudantis e uma nova relação das escolas com as comunidades, no âmbito de sua abrangência, são dois importantes avanços do Parlamento Jovem - projeto de lei aprovado em julho de 2009, que insere os estudantes de Canoas em todas as fases do processo legislativo municipal. O edital desse ano encerra nessa segunda, dia 15, com 15 escolas inscritas, até o momento. Após o encerramento, será montado um cronograma, com um professor coordenador, de cada escola.
Conforme o titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, esse projeto difere de outros dessa natureza, já que o Parlamento Jovem envolve os estudantes com a política em um nível mais profundo. “Os estudantes tem se interado com os assuntos da cidade, muito mais do que uma sessão parlamentar a nível de todo um mandato. Trata-se de uma iniciativa pioneira no estado, dentro desses moldes”, explica. Ele afirma que a edição de 2009, tem sido muito positiva.
Edital Parlamento Jovem 2010
Em 12 de Março de 2010.
A Coordenadoria da Juventude informa que encerram nessa segunda-feira, dia 15, as inscrições para escolas de Canoas, no Projeto Parlamento Jovem.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3464-0699
Abaixo, segue o edital:
EDITAL DE CHAMAMENTO N. 001/2010-GP\CMJ
A Coordenadoria Municipal de Juventude de Canoas/RS torna público o interesse em selecionar, no período de 25 de fevereiro a 15 de março de 2010, 15 (quinze) escolas sediadas no Município de Canoas para participação no “Parlamento Jovem”. O presente processo seletivo dar-se-á em conformidade com o disposto na Lei n° 5.400, de 20 de julho de 2009 e nas seguintes regras:
1. DO OBJETO
O objeto do presente edital é o chamamento das escolas sediadas em canoas para inscrição no processo seletivo para participação no parlamento jovem de canoas que visa possibilitar aos estudantes do município a vivência do processo democrático mediante a atuação em jornada simulada de trabalho parlamentar, tudo conforme este edital e o disposto da lei n. 5.400 de 20 julho de 2009.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1. As escolas interessadas deverão entregar, na sede da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), localizada na Rua Candido Machado 429 sala 101, Bairro Centro, Canoas, até às 18 horas do dia 15 de março de 2010, requerimento constante no Anexo I devidamente preenchido pelo representante legal.
2.2 Após conferido o requerimento pela CMJ, será entregue o número de inscrição da escola.
3. DA SELEÇÃO DAS ESCOLAS
3.1 Caso o número de escolas inscritas seja maior do que o previsto no Art. 3° do § 1° da Lei Municipal nº5400, será realizado sorteio no dia 17 de março de 2010.
3.2 O sorteio observará a proporcionalidade entre escolas públicas e privadas, bem como a representatividade de todos os quadrantes, por meio dos seguintes critérios:
a) Cada quadrante deverá ter, no mínimo, uma escola pública municipal, uma escola pública estadual e uma escola privada, portanto se houver apenas uma escola escrita por quadrante que se enquadre no perfil acima descrito, esta automaticamente será selecionada.
b) havendo mais de uma escola por quadrante que atenda os critérios acima descritos, o critério de desempate levará em consideração:
Grupo 1: Escolas municipais divididas por quadrante, sendo sorteadas uma de cada um dos quadrantes;
Grupo 2: Escolas estaduais divididas por quadrante, sendo sorteadas uma de cada um dos quadrantes;
Grupo 3: Escolas de ensino privado divididas por quadrante, sendo sorteadas uma de cada um dos quadrantes;
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1 Caberá aos organizadores do Parlamento Jovem de Canoas a coordenação do processo de seleção.
4.2 A apresentação de proposta implica na aceitação das regras deste Edital e ao cumprimento de todas as suas disposições.
4.3 Encontram-se à disposição dos interessados na sede da CMJ cópias do presente Edital.
Canoas, fevereiro de 2010.
FICHA DE INSCRIÇÃO Nº_______
________________________________________________________________, pessoa jurídica inscrita no CNPJ nº ______________________ e sede ________________________________________, neste ato representada por __________________________________, portador(a)da cédula de identidade n° ____________________e do CPF nº __________________, residente e domiciliado(a) ___________________________________, telefone ___________ e correio eletrônico _________________, manifesta o interesse em participar da 2ª edição do Parlamento Jovem de Canoas instituído pela Lei Municipal n°5.400 de 20 de julho de 2009.
Declara ainda ter conhecimento das condições do Edital e do conteúdo da Lei Municipal n° 5.400 de 20 de julho de 2009.
Canoas, em _______ de ____________ de 2010.
ASSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL
A Coordenadoria da Juventude informa que encerram nessa segunda-feira, dia 15, as inscrições para escolas de Canoas, no Projeto Parlamento Jovem.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3464-0699
Abaixo, segue o edital:
EDITAL DE CHAMAMENTO N. 001/2010-GP\CMJ
A Coordenadoria Municipal de Juventude de Canoas/RS torna público o interesse em selecionar, no período de 25 de fevereiro a 15 de março de 2010, 15 (quinze) escolas sediadas no Município de Canoas para participação no “Parlamento Jovem”. O presente processo seletivo dar-se-á em conformidade com o disposto na Lei n° 5.400, de 20 de julho de 2009 e nas seguintes regras:
1. DO OBJETO
O objeto do presente edital é o chamamento das escolas sediadas em canoas para inscrição no processo seletivo para participação no parlamento jovem de canoas que visa possibilitar aos estudantes do município a vivência do processo democrático mediante a atuação em jornada simulada de trabalho parlamentar, tudo conforme este edital e o disposto da lei n. 5.400 de 20 julho de 2009.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1. As escolas interessadas deverão entregar, na sede da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), localizada na Rua Candido Machado 429 sala 101, Bairro Centro, Canoas, até às 18 horas do dia 15 de março de 2010, requerimento constante no Anexo I devidamente preenchido pelo representante legal.
2.2 Após conferido o requerimento pela CMJ, será entregue o número de inscrição da escola.
3. DA SELEÇÃO DAS ESCOLAS
3.1 Caso o número de escolas inscritas seja maior do que o previsto no Art. 3° do § 1° da Lei Municipal nº5400, será realizado sorteio no dia 17 de março de 2010.
3.2 O sorteio observará a proporcionalidade entre escolas públicas e privadas, bem como a representatividade de todos os quadrantes, por meio dos seguintes critérios:
a) Cada quadrante deverá ter, no mínimo, uma escola pública municipal, uma escola pública estadual e uma escola privada, portanto se houver apenas uma escola escrita por quadrante que se enquadre no perfil acima descrito, esta automaticamente será selecionada.
b) havendo mais de uma escola por quadrante que atenda os critérios acima descritos, o critério de desempate levará em consideração:
Grupo 1: Escolas municipais divididas por quadrante, sendo sorteadas uma de cada um dos quadrantes;
Grupo 2: Escolas estaduais divididas por quadrante, sendo sorteadas uma de cada um dos quadrantes;
Grupo 3: Escolas de ensino privado divididas por quadrante, sendo sorteadas uma de cada um dos quadrantes;
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1 Caberá aos organizadores do Parlamento Jovem de Canoas a coordenação do processo de seleção.
4.2 A apresentação de proposta implica na aceitação das regras deste Edital e ao cumprimento de todas as suas disposições.
4.3 Encontram-se à disposição dos interessados na sede da CMJ cópias do presente Edital.
Canoas, fevereiro de 2010.
FICHA DE INSCRIÇÃO Nº_______
________________________________________________________________, pessoa jurídica inscrita no CNPJ nº ______________________ e sede ________________________________________, neste ato representada por __________________________________, portador(a)da cédula de identidade n° ____________________e do CPF nº __________________, residente e domiciliado(a) ___________________________________, telefone ___________ e correio eletrônico _________________, manifesta o interesse em participar da 2ª edição do Parlamento Jovem de Canoas instituído pela Lei Municipal n°5.400 de 20 de julho de 2009.
Declara ainda ter conhecimento das condições do Edital e do conteúdo da Lei Municipal n° 5.400 de 20 de julho de 2009.
Canoas, em _______ de ____________ de 2010.
ASSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL
Sessão do Parlamento Jovem em homenagem às mulheres
Em 10 de Março de 2010.
Nessa quarta-feira, dia 10, as mulheres foram o foco da 1ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, na Câmara Municipal. Com a presença da titular da Coordenadoria de Políticas das Mulheres, Maria Aparecida Lima Mendes, os jovens vereadores puderam homenagear suas mães, mulheres fundamentais em suas vidas.
Maria Aparecida fez questão de salientar que, quatro décadas após a revolução sexual, não há dúvida de que as mulheres conquistaram vários espaços antes exclusividade dos homens, mesmo que a arena política brasileira continue sendo um território muito masculino.
A Jovem Vereadora, Gabriela Duarte, presente na sessão, disse que as mulheres são mais unidas. “São poucas numericamente, quase insignificantes, mas muito ativas na defesa de suas causas. Têm capacidade de se unir em relação ao que objetivam”, afirma.
O fato é que a igualdade entre homens e mulheres constitui um dos princípios fundamentais do direito comunitário, que consiste em assegurar a igualdade de oportunidades e tratamento entre os dois sexos, por um lado, e em lutar contra toda a discriminação fundada no sexo, por outro.
Este tema apresenta igualmente uma forte dimensão internacional em matéria de luta contra a pobreza, de acesso à educação e aos serviço de saúde, de participação na economia e no processo decisório e de direitos das mulheres enquanto direitos humanos e políticos.
Nessa quarta-feira, dia 10, as mulheres foram o foco da 1ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, na Câmara Municipal. Com a presença da titular da Coordenadoria de Políticas das Mulheres, Maria Aparecida Lima Mendes, os jovens vereadores puderam homenagear suas mães, mulheres fundamentais em suas vidas.
Maria Aparecida fez questão de salientar que, quatro décadas após a revolução sexual, não há dúvida de que as mulheres conquistaram vários espaços antes exclusividade dos homens, mesmo que a arena política brasileira continue sendo um território muito masculino.
A Jovem Vereadora, Gabriela Duarte, presente na sessão, disse que as mulheres são mais unidas. “São poucas numericamente, quase insignificantes, mas muito ativas na defesa de suas causas. Têm capacidade de se unir em relação ao que objetivam”, afirma.
O fato é que a igualdade entre homens e mulheres constitui um dos princípios fundamentais do direito comunitário, que consiste em assegurar a igualdade de oportunidades e tratamento entre os dois sexos, por um lado, e em lutar contra toda a discriminação fundada no sexo, por outro.
Este tema apresenta igualmente uma forte dimensão internacional em matéria de luta contra a pobreza, de acesso à educação e aos serviço de saúde, de participação na economia e no processo decisório e de direitos das mulheres enquanto direitos humanos e políticos.
Juventude Debate gênero na Escola David Canabarro
Em 10 de Março de 2010.
Gênero é uma destas categorias que invadem nossa forma de pensar os outros e nossa forma de elaborar a nossa identidade. A pergunta pelo que é masculino e o que é feminino é uma pergunta pelo lastro desta categoria. De onde vem esta categoria? Este foi o assunto debatido na 1ª Edição do Juventude Debate, que ocorreu na noite dessa terça-feira, dia 9, na escola Davi Canabarro. Um evento voltado à alunos do Projovem.
Foram explanadas questões de gêneros e desigualdade voltada as mulheres jovens, através de palestras da Assistente Social, Jacira Dias, e da Sindicalista Maria Elnice. Trechos do filme “Se eu Fosse Você”, foram exibidos para exemplificar os tópicos debatidos. Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, as pessoas nascem com o sexo, mas formam o gênero. “Aqui o gênero é visto de uma forma, mas no oriente médio, por exemplo, é visto de outra. Tudo depende de uma questão cultural, religiosa, ou política”, pondera.
Cebola cita que tradicionalmente, trabalhadoras do mundo inteiro homenageiam no Dia da Mulher 129 operárias mortas em uma greve numa fábrica de tecidos, em 1857, em Nova Iorque. Elas pediam as mesmas condições trabalhistas dos homens. No entanto, foram trancadas em uma sala de trabalho que haviam ocupado e morreram queimadas em um incêndio provocado pelos donos da fábrica.
Para Priscila Ribeiro, 19 anos, que participou do encontro, essa foi uma oportunidade de debater a luta da mulher para conquistar o seu espaço. Já Márcio Morais, 21 anos, diz que o encontro foi muito interessante por tratar de um conceito criado na década de 70 para explicitar que sexo social não é determinado pelo sexo biológico.
Juventude canoense é destaque nacional
Em 5 de Março de 2010.
O projeto Parlamento Jovem, da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas, ganhou espaço no site da Presidência da República.
Conforme o coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, este é um projeto único no estado e fundamental para a juventude. “Estimular o Jovem a participar da política, podendo influir de forma significativa no rumo dos mandatos, com consciência crítica, além de um esclarecimento específico de como funcionam os poderes constituídos, é algo muito gratificante para a Coordenadoria da Juventude”, pondera.
Segue o link da matéria:
http://www.juventude.gov.br/e-fato/2009/12/05-03-canoas-rs-prioriza-investimento-na-juventude
O projeto Parlamento Jovem, da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas, ganhou espaço no site da Presidência da República.
Conforme o coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, este é um projeto único no estado e fundamental para a juventude. “Estimular o Jovem a participar da política, podendo influir de forma significativa no rumo dos mandatos, com consciência crítica, além de um esclarecimento específico de como funcionam os poderes constituídos, é algo muito gratificante para a Coordenadoria da Juventude”, pondera.
Segue o link da matéria:
http://www.juventude.gov.br/e-fato/2009/12/05-03-canoas-rs-prioriza-investimento-na-juventude
PPAC: relatório municipal em fase de formatação
Em 4 de Março de 2010.
O Programa Prefeito da Criança (PPAC) da Fundação Abrinq, que neste ano realiza sua 4ª edição, terá a participação da cidade de Canoas pela primeira vez. Nesta semana a Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) preencheu os dados relativos ao Mapa do PPAC que tem como objetivo realizar o diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município, bem como apontar as metas da administração na gestão 2009-2012.
A PPAC tem 1449 cidades inscritas, sendo 221 da região sul. Conforme o Coordenador da Juventude e Articulador do Projeto, Almiro Gehrat, o Cebola, os primeiros passos foram a adesão do município, indicação do articulador municipal pelo Prefeito, capacitação e a criação da comissão de acompanhamento e avaliação passo-a-passo do projeto, em Canoas. Esta comissão homologada através de decreto elegeu como presidente a Sra. Márcia Regina Lopes, Conselheira Tutelar da micro região1.
A CMAA representa os principais órgãos da administração municipal e da sociedade civil relacionadas com as temáticas constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É uma entidade sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, criada e mantida por indivíduos e empresas, usando como estratégia a articulação e mobilização da sociedade civil e do poder público para transformar a criança e o adolescente em prioridade, além de promover e dar visibilidade a políticas e ações bem-sucedidas que possam ser disseminadas.
Para o articulador municipal, nomeado pelo prefeito Jairo Jorge, o Cebola, o próximo passo do programa é produzir um relatório baseado nos dados constantes na formulação do mapa do PPAC. O relatório conterá os seguintes eixos: Promovendo Vidas Saudáveis; Acesso a Educação de Qualidade; Proteção contra Maus Tratos, Exploração e Violência e; Orçamento Criança (OCA).
O mapa do PPAC é atualizado anualmente e no ano de 2011 será divulgada a lista de prefeitos que alcançaram as metas propostas pelo programa e, portanto, receberão o Selo Prefeito Amigo da Criança.
O Programa Prefeito da Criança (PPAC) da Fundação Abrinq, que neste ano realiza sua 4ª edição, terá a participação da cidade de Canoas pela primeira vez. Nesta semana a Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) preencheu os dados relativos ao Mapa do PPAC que tem como objetivo realizar o diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município, bem como apontar as metas da administração na gestão 2009-2012.
A PPAC tem 1449 cidades inscritas, sendo 221 da região sul. Conforme o Coordenador da Juventude e Articulador do Projeto, Almiro Gehrat, o Cebola, os primeiros passos foram a adesão do município, indicação do articulador municipal pelo Prefeito, capacitação e a criação da comissão de acompanhamento e avaliação passo-a-passo do projeto, em Canoas. Esta comissão homologada através de decreto elegeu como presidente a Sra. Márcia Regina Lopes, Conselheira Tutelar da micro região1.
A CMAA representa os principais órgãos da administração municipal e da sociedade civil relacionadas com as temáticas constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É uma entidade sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, criada e mantida por indivíduos e empresas, usando como estratégia a articulação e mobilização da sociedade civil e do poder público para transformar a criança e o adolescente em prioridade, além de promover e dar visibilidade a políticas e ações bem-sucedidas que possam ser disseminadas.
Para o articulador municipal, nomeado pelo prefeito Jairo Jorge, o Cebola, o próximo passo do programa é produzir um relatório baseado nos dados constantes na formulação do mapa do PPAC. O relatório conterá os seguintes eixos: Promovendo Vidas Saudáveis; Acesso a Educação de Qualidade; Proteção contra Maus Tratos, Exploração e Violência e; Orçamento Criança (OCA).
O mapa do PPAC é atualizado anualmente e no ano de 2011 será divulgada a lista de prefeitos que alcançaram as metas propostas pelo programa e, portanto, receberão o Selo Prefeito Amigo da Criança.
Vereadores Jovens recebidos pelo novo Presidente da Câmara
Em 24 de Fevereiro de 2010.
Na tarde desta quarta-feira, dia 24, a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas, reuniu os Jovens Vereadores do projeto Parlamento Jovem, em uma visita ao Presidente da Câmara Municipal, Cezar Paulo Mossini. No encontro, os Jovens Vereadores se apresentaram, e expuseram algumas das ações do Parlamento nesse ano de 2010.
Para Paulo Mossini, é fundamental fazer com que as pessoas se interessem pela emancipação do cidadão. “É nós que temos esse desafio, e são os jovens de garra que serão cidadãos esclarecedores”, pondera. Ele diz que política se faz com muita conversa, levando informação e recebendo informação.
Conforme o coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, esse estimulo ao jovem à participar da política com voz ativa, é único no estado e esta sendo fundamental para a juventude local. “Estimular o jovem a participar da política, com consciência crítica, além de um esclarecimento específico de como funcionam os poderes constituídos, é algo muito gratificante para a Coordenadoria da Juventude”, pondera.
Na tarde desta quarta-feira, dia 24, a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas, reuniu os Jovens Vereadores do projeto Parlamento Jovem, em uma visita ao Presidente da Câmara Municipal, Cezar Paulo Mossini. No encontro, os Jovens Vereadores se apresentaram, e expuseram algumas das ações do Parlamento nesse ano de 2010.
Para Paulo Mossini, é fundamental fazer com que as pessoas se interessem pela emancipação do cidadão. “É nós que temos esse desafio, e são os jovens de garra que serão cidadãos esclarecedores”, pondera. Ele diz que política se faz com muita conversa, levando informação e recebendo informação.
Conforme o coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, esse estimulo ao jovem à participar da política com voz ativa, é único no estado e esta sendo fundamental para a juventude local. “Estimular o jovem a participar da política, com consciência crítica, além de um esclarecimento específico de como funcionam os poderes constituídos, é algo muito gratificante para a Coordenadoria da Juventude”, pondera.
Vereadores Jovens realizam recadastramento biométrico
Em 18 de Fevereiro de 2010.
Na tarde desta quinta-feira, dia 18, parte dos jovens vereadores do Projeto Parlamento Jovem da Coordenadoria da Juventude de Canoas, foram até o Tribunal Regional Eleitoral do município (TRE) para o recadastramento obrigatório aos eleitores de Canoas.
Quem não se recadastrar terá o título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis a quem não possui inscrição eleitoral regular. Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O cancelamento atingirá também os eleitores que não são obrigados a votar, caso dos analfabetos, menores de 18 anos e com 70 anos ou mais.
Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, a iniciativa de reunir os Jovens Vereadores nesse momento propôs uma reflexão sobre a importância do voto e reforça o voto aos 16 anos. “Aos 16 anos os jovens já têm capacidade para votar, aqueles que se interessam pela política não devem ser discriminados”, enfatiza.
Na tarde desta quinta-feira, dia 18, parte dos jovens vereadores do Projeto Parlamento Jovem da Coordenadoria da Juventude de Canoas, foram até o Tribunal Regional Eleitoral do município (TRE) para o recadastramento obrigatório aos eleitores de Canoas.
Quem não se recadastrar terá o título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis a quem não possui inscrição eleitoral regular. Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O cancelamento atingirá também os eleitores que não são obrigados a votar, caso dos analfabetos, menores de 18 anos e com 70 anos ou mais.
Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, a iniciativa de reunir os Jovens Vereadores nesse momento propôs uma reflexão sobre a importância do voto e reforça o voto aos 16 anos. “Aos 16 anos os jovens já têm capacidade para votar, aqueles que se interessam pela política não devem ser discriminados”, enfatiza.
Apresentação do PPAC
Em 11 de Fevereiro de 2010.
Foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 11, a uma comissão de acompanhamento e avaliação, o programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Canoas é um dos mais de 1.300 municípios no país que aderiram ao programa, utilizado para ampliar as ações voltadas à criança e ao adolescente no Brasil. Designado como articulador municipal, o titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gerhardt (o Cebola), afirma que a ação se estenderá por três anos, até o final deste mandato. De acordo com ele, a comissão que recebeu as informações irá participar da elaboração de um mapa estratégico, que irá determinar a realidade sócio-econômica deste público. “Eles irão conferir os dados e assinar este mapa, que será em um primeiro momento mais básico e depois mais aprofundado”, explica. O documento conterá dados cedidos por todas as secretarias, nos mais diversos aspectos, sempre com foco nos projetos desenvolvidos para crianças e adolescentes.
O estudo acontece em algumas etapas: em um primeiro momento, ocorre um diagnóstico básico destes locais. Na segunda etapa, o mapa já está mais completo, com dados precisos sobre as ações desenvolvidas. Já a terceira parte compreende um plano de metas nestas áreas. Cebola salienta que os integrantes da Fundação Abrinq acompanham todo o processo, prestando uma consultoria neste aspecto. “Eles nos orientam sobre quais índices devemos melhorar para alcançar determinada meta”. Os eixos de trabalho compreendem a preocupação com a vida saudável, o acesso à educação de qualidade, o orçamento da criança e do adolescente (OCA), a proteção contra maus tratos e proteção à violência, além de criar mecanismos de um sistema para a garantia de direitos (em cidades que não possuem conselhos da criança e do adolescente). Canoas é um dos municípios do país com maior índice de população jovem. Aproximadamente 44% dos munícipes tem abaixo de 24 anos. Atualmente, vários projetos são voltados para esta faixa etária.
Programa Prefeito Amigo da Criança - PPAC
Em 10 de Fevereiro de 2010.
Nessa quinta-feira, dia 11, as 10 horas, acontece a 1° reunião da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) do Programa Prefeito Amigo da Criança, no 8° andar do Prédio anexo da Prefeitura Municipal, onde será apresentado o programa, e escolhido um presidente para a comissão. A CMAA é formada representando o Poder Público Municipal, pela: Secretaria de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Planejamento e Gestão, além dos representantes da Sociedade Civil: COMDICA, Conselho Tutelar Micro 1 e 2 e Juizado da Infância e Juventude.
O Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, tem 1449 cidades inscritas, sendo 221 da região sul. Conforme o Coordenador da Juventude e Articulador do Projeto, Almiro Gehrat, o Cebola, os primeiros passos foram a adesão do município, indicação do articulador municipal pelo Prefeito, capacitação e a criação da comissão de acompanhamento e avaliação passo-a-passo do projeto, em Canoas. Segundo ele, um mapa esta sendo traçado, com quatro 4 eixos: promovendo vidas saudáveis; acesso a educação de qualidade; proteção contra maus tratos, exploração e violência; além de sistema de garantia de direitos.
A Fundação Abrinq pelos Direitos da criança é uma entidade sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, criada e mantida por indivíduos e empresas. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente, usando como estratégia a articulação e mobilização da sociedade civil e do poder público para transformar a criança e o adolescente em prioridade, além de promover e dar visibilidade a políticas e ações bem-sucedidas que possam ser disseminadas.
Já o Programa Prefeito amigo da criança visa construir uma visão de futuro sobre a situação desejada para a criança e o adolescente que mobilize os cidadãos, os setores organizados da sociedade, as empresas, os servidores públicos e estimule a co-responsabilidade com o grande desafio de transformação da realidade social local. É o dirigente que conhece e compartilha os problemas que atingem a população infanto-juvenil, interagindo com os setores sociais e promovendo um processo de planejamento estratégico participativo e integrado que vise garantir proteção integral à vida e ao desenvolvimento de todas as crianças e adolescentes do seu município.
Assumir essa prioridade significa definir metas, elaborar e colocar em prática um plano de ação municipal, além de tornar públicos os recursos com a apresentação de um orçamento da criança. O Programa pretende acompanhar, reforçar e dar eco às mudanças conquistadas nos municípios comprometidos com a melhoria da situação da criança e do adolescente.
Nessa quinta-feira, dia 11, as 10 horas, acontece a 1° reunião da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) do Programa Prefeito Amigo da Criança, no 8° andar do Prédio anexo da Prefeitura Municipal, onde será apresentado o programa, e escolhido um presidente para a comissão. A CMAA é formada representando o Poder Público Municipal, pela: Secretaria de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Planejamento e Gestão, além dos representantes da Sociedade Civil: COMDICA, Conselho Tutelar Micro 1 e 2 e Juizado da Infância e Juventude.
O Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, tem 1449 cidades inscritas, sendo 221 da região sul. Conforme o Coordenador da Juventude e Articulador do Projeto, Almiro Gehrat, o Cebola, os primeiros passos foram a adesão do município, indicação do articulador municipal pelo Prefeito, capacitação e a criação da comissão de acompanhamento e avaliação passo-a-passo do projeto, em Canoas. Segundo ele, um mapa esta sendo traçado, com quatro 4 eixos: promovendo vidas saudáveis; acesso a educação de qualidade; proteção contra maus tratos, exploração e violência; além de sistema de garantia de direitos.
A Fundação Abrinq pelos Direitos da criança é uma entidade sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, criada e mantida por indivíduos e empresas. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente, usando como estratégia a articulação e mobilização da sociedade civil e do poder público para transformar a criança e o adolescente em prioridade, além de promover e dar visibilidade a políticas e ações bem-sucedidas que possam ser disseminadas.
Já o Programa Prefeito amigo da criança visa construir uma visão de futuro sobre a situação desejada para a criança e o adolescente que mobilize os cidadãos, os setores organizados da sociedade, as empresas, os servidores públicos e estimule a co-responsabilidade com o grande desafio de transformação da realidade social local. É o dirigente que conhece e compartilha os problemas que atingem a população infanto-juvenil, interagindo com os setores sociais e promovendo um processo de planejamento estratégico participativo e integrado que vise garantir proteção integral à vida e ao desenvolvimento de todas as crianças e adolescentes do seu município.
Assumir essa prioridade significa definir metas, elaborar e colocar em prática um plano de ação municipal, além de tornar públicos os recursos com a apresentação de um orçamento da criança. O Programa pretende acompanhar, reforçar e dar eco às mudanças conquistadas nos municípios comprometidos com a melhoria da situação da criança e do adolescente.
Reggae ganha espaço em Canoas
Em 10 de Fevereiro de 2010.
“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”, era o que dizia Bob Marley, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.
Gênero este que ganhará espaço em Canoas, a partir desse sábado, dia 13, quando entrará no ar, na rádio Fátima FM (87.9), às 12h, o programa Rub a Dub Style, apoiado pela Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas. Serão duas horas de programação musical e entrevistas relacionadas ao reggae, comandado por Luciano Roots, Keko, Gabriel e pelo o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola. “É algo inédito na cidade, já que não existe nenhum outro programa voltado somente ao reggae”, afirma Cebola.
O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica, sendo uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. “Esse estilo musical apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. Suas letras falam de questões sociais, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres”, ressalta Luciano. Conforme ele, o ritmo recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a idéia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.
Na década de 1950, começaram a surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson e Bob Andy. Porém, nesta época, grande parte das rádios da Jamaica se recusavam a tocar suas músicas. Somente a partir da década de 1970, o reggae se tornaria um estilo musical de sucesso, com clássicos de Jimmy Cliff e Bob Marley, que construiriam um legado.
“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”, era o que dizia Bob Marley, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.
Gênero este que ganhará espaço em Canoas, a partir desse sábado, dia 13, quando entrará no ar, na rádio Fátima FM (87.9), às 12h, o programa Rub a Dub Style, apoiado pela Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas. Serão duas horas de programação musical e entrevistas relacionadas ao reggae, comandado por Luciano Roots, Keko, Gabriel e pelo o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola. “É algo inédito na cidade, já que não existe nenhum outro programa voltado somente ao reggae”, afirma Cebola.
O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica, sendo uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. “Esse estilo musical apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. Suas letras falam de questões sociais, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres”, ressalta Luciano. Conforme ele, o ritmo recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a idéia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.
Na década de 1950, começaram a surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson e Bob Andy. Porém, nesta época, grande parte das rádios da Jamaica se recusavam a tocar suas músicas. Somente a partir da década de 1970, o reggae se tornaria um estilo musical de sucesso, com clássicos de Jimmy Cliff e Bob Marley, que construiriam um legado.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Garota Verão Canoas 2010
Em 9 de Fevereiro de 2010.
Muitas garotas sonham em algum dia disputar e ganhar um concurso de beleza, sejam eles concursos simples feitos nos colégios ou até mesmo concursos maiores, envolvendo toda uma cidade ou estado. Algumas vezes esse sonho se torna real e inesperadamente muda a vida e trás esperanças, pra quem pouco esperava por essa realidade. Foi assim com Daiane de Lima, 18 anos, classificada para representar Canoas, no concurso Garota Verão 2010.
Daiane foi recebida nessa terça-feira, dia 09, pelo o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, na Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas. Segundo o Cebola, a candidata terá todo o apoio necessário da prefeitura para que represente bem o município na etapa final do concurso que ocorre no próximo dia 6 de março, em Capão da Canoa. “Quanto mais jovens canoenses forem destaque, melhor para o município”, pondera. Segundo ele, mais de cinco ônibus serão destinados de Canoas rumo ao litoral, no dia do desfile final. “É, sem dúvidas, uma candidata muito forte! Precisamos mobilizar uma boa torcida”, ressalta.
Daiane continua surpresa por ter sido eleita na etapa regional. “É a primeira vez que participo, realmente não esperava ganhar. Agora tenho que me empenhar para poder representar Canoas da melhor forma possível e, quem sabe, vencer em Capão da Canoa”, afirma. A candidata, há alguns anos, chegou ir a São Paulo, tentar a vida de modelo, mas acabou voltando, por não poder se mudar na época. Hoje, não guarda frustrações da tentativa. “O que tiver que ser, será”, pondera. A mãe da candidata comentou que sempre acreditou na vitória da filha. “É tudo um aprendizado, e estar selecionada para a final já é uma grande vitória. Agora é batalhar para se sair bem”, afirma Neiva Machado.
Na próxima segunda-feira, Daiane cairá no samba, na escola Rosa Dourada, que homenageará o colunista social Laney Langaro.
FSM: PEC da Juventude em debate
Em 29 de Janeiro de 2010.
A exclamação foi uma reivindicação dos jovens de Canoas no último dia de Fórum Social Mundial no Rio Grande do Sul. Com o apoio da coordenadoria da juventude foi realizado um encontro que reuniu a conselheira tutelar Thais Sampaio, o representante da ONG de Esteio Cleber de Deus e o representante da ONG Chama de Duas Faces Anderson Lopes de Porto Alegre e o coordenador da Juventude de Canoas Almiro Gherat.
“É a única forma de garantir políticas públicas para jovens. Eles existindo na constituição. Assim a gente não vai garantir apenas políticas de governo mas políticas efetivas de estado” argumenta Almiro.
O Senador Paulo Paim também participou e revelou aos jovens que a PEC na juventude está pronta para ser votada. “Agora vamos tentar fazer acontecer” incentiva Paim.
Ainda houve uma conversa com os jovens sobre drogas, oportunidades no mercado de trabalho e educação. “ Temos que batalhar e incentivar o ensino, não podemos mais ficar só no –beaba- e no- um mais um -é preciso cultura para segurar o aluno em aula” disse Anderson ao propor a solução efetiva para epidemia do Crack.
FSM: Fórunzinho
Em 28 de Janeiro de 2010.
Para atrair a atenção dos 45 pequenos com idades entre 3 e 7 anos o teatro de bonecos foi a forma mais eficaz. As histórias do boneco Juca e do boneco Bastião arrancaram risadas e até o embalo da criançada.
Juca e sua companheira de cena contaram a história de um coelho e sua linda amiga negra de laço vermelho. Um conto para alertar sobre as diferenças raciais e plantar na cabecinha de cada um a semente contra o preconceito.
Caroline Moretto de 8 anos entendeu o recado. “Acho que é certo. Não devemos discriminar as pessoas pela cor. O importante é o que tem por dentro” fala.
“vocês gostam de livro e poesia?” pergunta Juca. Ao ouvir a resposta: sim, convidou a todos para visitarem com mais freqüência a Biblioteca conhecer mais títulos e histórias.
Ao som de um Berimbau e do refrão: Lalala, Lelele sou negro Bastião vim aqui lhe conhecer” o boneco afro chegou triunfante para mandar seu recado. De forma lúdica contou sobre a cultura de seu povo.
O diretor Mauricio Campos que trouxe a escolhinha Turma da Xuxinha do bairro Fátima em Canoas observou que o quanto é interessante para o desenvolvimento intelectual das crianças e o acompanhamento das mudanças sociais uma atividade como a que foi oferecida no Forum Social Mundial em Canoas.
Ainda foi oferecida durante a tarde pinturas no rosto, mão, braço de quem quisesse ficar mais colorido. O evento foi organizado pela coordenadoria da juventude em parceria com a Secretaria de Cultura de Canoas.
FSM: Sessão do Parlamento Jovem e "Juventude Debate" o mercado de trabalho
Em 27 de Janeiro de 2010.
O jovem e o mercado de trabalho. Sobre esse tema o jovem palestrante Daniel Guimarães orientou os participantes sobre a forma conseguir o primeiro emprego. Contou histórias e incentivou o estudo.
“Entre março e novembro muitas escolas chegam a ter 30% de evasão escolar, muita gente acha que saindo e depois procurando um supletivo está bom, não gente, não é assim” alertava Daniel que ampliou o assunto criticando as pessoas que desculpam o pouco grau de instrução pela falta de oportunidade. Para ele hoje existem muitas facilidades e basta um pouco de esforço para estudar.
Uma das dicas foi sobre a aparência. De um jeito irreverente e na mesma língua da gurizada disse que é preciso se adaptar. “por mais que o jovem goste de usar brinco no nariz, bermuda e camiseta, ele tem que saber que em algumas situações é preciso abrir exceção para usar camisa e gravata se não vai ficar fora” alerta.
Assistindo a palestra estavam os jovens vereadores de Canoas que em seguida fizeram uma sessão extraordinária no próprio galpão 20 para discussões e desenvolver dois projetos de lei que serão encaminhados para o Prefeito de Canoas Jairo Jorge. Um é proposta do partido da cultura que prevê sobre meia entrada em cinemas, jogos de futebol, atividades culturais e o outro do partido dos esportes é para desenvolver atividades nas periferias através do programa Esporte: muito mais que competição.
FSM: Ministro da Cultura fala sobre Hip Hop em Canoas
Em 26 de Janeiro de 2010.
“Vim até Canoas porque tenho interesse no trabalho cultural que o Secretário Jefersson Assumção está desenvolvendo nessa importante cidade do Rio Grande do Sul” declara o ministro interino da cultura Alfredo Manevy em passos rápidos para conseguir atender a agenda de atividades do Fórum Social Mundial do Parque Eduardo Gomes. “Canoas é uma cidade jovem e muito criativa e isso deve ser aproveitado” completa.
Manevy passou pelo debate sobre as limitações aos direitos autorais no espaço de Cultura Livre e confirmou o pensamento sobre as leis de direito autoral que têm evoluído no sentido de criar cada vez mais barreiras ao acesso público aos bens culturais.
Mas foi no debate no Encontro Internacional de Hip Hop que o Ministro Interino verbalizou os avanços adquiridos para a classe Hip Hop. “Antigamente havia discriminação com o pessoal do Hip Hop, sequer eram bem vistos no ministério. Esse ano vamos lançar um edital nacional que vai liberar R$ 2 milhões para os projetos Hip Hop, uma importante ferramenta para alavancar essa forma de manifestação artística” declara.
Alfredo Manevy disse ainda que R$800 milhões a mais foram colocados no orçamento da cultura brasileira para incentivar trabalhos dos artistas nacionais. Comentou ainda que segue a luta para substituir a atual lei Rounett por uma nova lei que privilegie mais a cultura do que as empresas.
FSM "Juventude Debate" Meio Ambiente
Em 26 de Janeiro de 2010.
O galpão 20 do Parque Eduardo Gomes é dedicado aos jovens do Fórum Social Mundial. Com o apoio da Coordenadoria da Juventude de Canoas, os Grêmios Estudantis do La Salle Niterói, Colégio Concórdia promovem até sexta-feira diversas palestras com temas relacionados ao público adolescente e infantil.
Nessa terça-feira 26 a Presidente da Associação de Reciclagem da ARLAS – Amiga Solidária- relatou aos estudantes experiências e impactos sócio-ambientais. Explicou também sobre a nova lei de coleta seletiva de Canoas que é pioneira no Rio Grande do Sul e irá oportunizar aos agentes de galpões do município serem remunerados para coletar os resíduos recicláveis.
Bárbara de Paula Fettuccia de 16 anos participou do debate relatou sobre sua primeira experiência no Forum Social Mundial. “Esse espaço ajuda a gente a criar consciência e a tirar preconceitos, como dos catadores de lixo por exemplo. A aparência não mostra a importância que eles tem para diminuir o impacto ambiental” comenta.
Nessa quarta-feira 27, as 15h haverá debate sobre a inclusão do jovem no mercado de trabalho e as 16h haverá uma Sessão do Parlamento Jovem de Canoas.
Já na quinta-feira a coordenadoria da juventude realiza o Forunzinho para crianças de 3 a 7 anos. Escolas da cidade levarão os pequenos até o parcão para que através do teatro de bonecos aprendam sobre temas sociais.
Fórum Social Mundial "Juventude Debate" com Juíza do TRE
Em 25 de Janeiro de 2010.
A juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul dra. Ana Beatriz Iser participou, na tarde desta segunda-feira, da palestra "Voto aos 16 anos e a participação da juventude nos movimentos sociais". A magistrada iniciou sua explanação falando sobre a história do voto aos 16 anos, direito adquirido pelos jovens a partir da promulgação da Constituição de 1988. Lembrou da conquista de 1994, quando o Tribunal Superior Eleitoral estendeu a possibilidade de votar a quem completasse 16 anos até o dia da eleição, e não até a data do fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre cinco meses antes, como era considerado anteriormente. Ou seja, eleitores com 15 anos que completem 16 até o dia da eleição, e queiram votar, já podem providenciar sua inscrição eleitoral. A juíza explicou quais são os procedimentos necessários e frisou que se trata de um direito. "Mesmo que faça o título, não é obrigado a votar", esclareceu. Para finalizar, falou sobre o recadastramento biométrico que está acontecendo no município de Canoas.
Sobre a participação da juventude nos movimentos sociais, falou Marcio Ribeiro, da Juventude Estadual do Partido dos Trabalhadores. Também falaram Fernando Gabriel e Luccas Bell, respectivamente presidente e membro do Parlamento Jovem, uma iniciativa da Coordenadoria Municipal da Juventude de Canoas, cujo coordenador, Almiro Rodrigo "Cebola" Gehrat, mediou o evento, que ocorreu no galpão 20 do Fórum Social Mundial, no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, e foi uma iniciativa dos Grêmios Estudantis do Colégio Luterano Concórdia e do Colégio Lasalle Niterói.
ASCOM/TRE-RS
Assinar:
Postagens (Atom)