Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Vereadores Jovens tem atividades de formação
Em 3 de Agosto de 2010.
Os novos vereadores e suplentes do Parlamento Jovem, incluindo os três reeleitos e o atual presidente, Fernando Gabriel, participaram de atividades de formação, nesta terça-feira. À tarde, foram à Assembleia Legislativa, onde foram recebidos pelo chefe de gabinete do presidente Giovani Cherini, Emilto dos Santos. Ele observou que todos os atos do dia a dia são políticos, por isso é necessário estar preparado. Emilto incentivou a participação dos estudantes no projeto da Coordenadoria Municipal da Juventude, como prática da cidadania plena.
Após, os vereadores jovens tiveram palestra na Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan com a diretora da Divisão de Extensão da AL e coordenadora do projeto Deputado por um Dia, Daniela Comin. Ela falou sobre a constituição e atribuições dos três Poderes no Brasil e fez uma explanação sobre a história do Parlamento gaúcho e sua relação com os principais acontecimentos políticos do país, além de esclarecer dúvidas dos participantes.
O coordenador da Juventude Almiro Gherat, o Cebola, agradeceu pela parceria da Escola do Legislativo, desde 2009, lembrando que uma das inspirações para a criação do Parlamento Jovem foi o Deputado por um Dia.
O grupo também conheceu o Espaço do Vereador e o Plenário da Casa, já que a sessão havia se encerrado mais cedo. A posse dos novos vereadores jovens para o mandato 2010-2011 será no próximo dia 11, às 16, na Câmara.
Câmara de Vereadores
À noite, os eleitos compareceram à sessão da Câmara de Vereadores de Canoas. Foram saudados, da tribuna, pelos vereadores Emílio Neto e Nelsinho Metalúrgico (PT). Ao dar boas-vindas aos visitantes, Emílio disse que eles são “a segunda legislatura”, afirmando que a caminhada política é de ensinar e aprender. Nelsinho, por sua vez, considera o Parlamento Jovem uma experiência nova, que está se construindo e que garante a participação cidadã do jovem. O presidente da Casa, peemedebista Cezar Mossini (foto), também saudou o grupo.
Os eleitos
Guilherme de Almeida – vereador Jérferson Souza da Silva, suplente Pablo da Silva Scherem
Carlos Drummond de Andrade - vereadora Marla Gomes Borssatto, suplente Edna Estraich Dias
La Salle Niterói – vereador Flávio Martinenghi Martins, suplente Pâmela Daniela Colpes
Rondon – vereador Lucas Bell (não há suplente)
Guarani – vereador Felipe Leonel de Mattos, suplente Tiago Siqueira
Margot Giacomazzi – Jaqueline Dorneles Estran, suplente Éderson Siqueira
Nélson Paim Terra – vereadora Sílvia Letícia Rodrigues, suplente Iann Oliveira Pereira
Auxiliadora – vereador Bernard Zambonin, suplente Thiago Silveira Alves
Concórdia – vereadora Bruna da Costa Sampaio, suplente Arthur Osíris do Valle
Farroupilha – vereadora Victoria Silveira, suplente Thayse Virck
Guajuviras – vereadora Carolina Simões Chagas, suplente Walyson Pires
Thiago Würth – vereador Pedro Elieser Soares, suplente Mirla dos Santos
Barão do Rio Branco - vereador Victor Fernandes, suplente Marcelly da Silva
La Salle Centro - vereadora Sandrieli de Paula, suplente Lucas Palmeiro
Cristo Redentor – vereador Bruno Duarte Petersen, suplente Letícia Russo
Reeleitos
Bruna da Costa Sampaio, Lucas Bell e Jéferson Souza da Silva iniciarão, no dia 11, o segundo mandato como vereadores jovens. Bruna, que teve cinco projetos de lei aprovados em um ano, disse que se candidatou novamente porque o PJ é um espaço onde pode expor suas ideias. Além disso, avalia que agora consegue se comunicar melhor.
Lucas mostra-se feliz por ter participado da primeira legislatura do PJ e ter obtido apoio quase unânime de seus colegas do Rondon para se reeleger. Ele afirmou que tem a oportunidade de mostrar uma prática política diferente. Lucas foi autor de dois projetos aprovados e apoiou vários outros.
Jéferson também reconhece a importância da experiência no PJ, observando que, antes disso, se considerava um “analfabeto político” e agora é um cidadão de fato. Ele conseguiu aprovar dois projetos e, neste mandato, pretende apresentar propostas relativas à garantia de emprego e de espaços de lazer para os jovens, além de dar atenção para segurança e saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Maior projeto direcionado a juventude, já existente, é uma aula de cidadania, onde ensina os verdadeiros objetivos dos parlamentares, pois muitos contribuintes, acham que um parlamentar só serve para carregar gente para hospital e enterro...
ResponderExcluirA função central de um parlamentar é criar e fiscalizar as obras do executivo...