Em 11 de Agosto de 2010.
Cerca de 70 estudantes de quatro escolas receberam nesta tarde, no Conjunto Comercial Canoas, os certificados do curso de multiplicadores do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Outros 120 já se formaram em novembro de 2009. Durante todo o dia, ocorre no mesmo local a 1ªMostra Municipal do SPE, com participação das escolas municipais Farroupiulha, Irmão Pedro, João Paulo I, Nancy Pansera, Paulo VI, Vitória, Arthur Pereira de Vargas, Monteiro Lobato e Rio de Janeiro e das estaduais Augusto Severo, Carlos Chagas, Marechal Rondon e Protásio Alves. Elas levaram à população a forma como trabalham a prevenção de DST-Aids, uso de drogas e gravidez na adolescência.
No encerramento, um grupo da escola Nancy Pansera interpretou músicas que adaptou sobre o tema. O evento integra a 4ª Semana Municipal da Juventude.
Eduarda Silva de Freitas, 12 anos, estudante da 6ª série da escola Rio de Janeiro, mostrou-se satisfeita com o que aprendeu na capacitação, especialmente sobre as mudanças no corpo durante a adolescência. Ela considera importante divulgar informações sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Compareceram à formatura a coordenadora do Programa DST-Aids da Secretaria Municipal da Saúde, Eni Terezinha Ferreira; a coordenadora do SPE, ligado á Secretaria Municipal de Educação, Sílvia Hansen; a secretária adjunta da Educação, Marta Rufatto; a representante da CRE, Madalena dos Santos; o coordenador municipal da Juventude Almiro Gherat, o Cebola, e a diretora de Políticas e Ações em Saúde, Miria Camargo, representando a secretária da Saúde, Beth Colombo.
O programa
O SPE, programa dos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com o Unicef, é desenvolvido em Canoas desde 2008. Atualmente, tem adesão de 20 escolas municipais e estaduais. Sílvia explica que, inicialmente houve capacitação de professores e, a partir do ano passado, também dos alunos. Esclarece que cada escola escolhe a forma de divulgar as informações, de acordo com a sua realidade. Há um ano, o SPE também funciona nas escolas de educação infantil.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário