Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Debate sobre o Mundo do Trabalho, Espaços Urbanos, Cidadania e Cultura de Paz durante a 2° Conferência Municipal de Juventude



Em 18 de Junho de 2010.



Na próxima semana, será lançado edital para seleção dos alunos do Instituto Federal de Canoas, que deve começar a funcionar em agosto, no bairro Igara 3. A informação é do secretário nacional de Educação Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco (foto). Ele foi um dos painelistas, nesta noite, na 2ª Conferência Nacional da Juventude, promovida pela Coordenadoria da Juventude, no salão de atos do Unilasalle , e abordou o tema Juventude e o mundo do trabalho.

O secretário detalhou, ainda, aos participantes, que a unidade de Canoas – uma das 30 abertas no RS e 400 no país – vai oferecer os cursos de técnico em informática, técnico em eletrônica e Proeja informática. Também adiantou que, em 2011, serão abertos cursos superiores de tecnólogo em sistemas de informática, tecnólogo em informática e licenciatura em informática, além dos primeiros pólos de educação à distância.

Segundo Eliezer, há 200 postos de trabalho vagos no país por falta de mão de obra qualificada. Acrescentou que o governo federal aposta no desenvolvimento com inclusão social, lembrando que 23 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta por meio de programas sociais.

A socióloga e diretora do Instituto Canoas XXI, Bernadete Konzen, falou sobre o ordenamento do espaço urbano. Ela considera fundamental que a juventude participe do desenho e da construção da cidade que gostaria de ter. Bernadete citou censo do IBGE, segundo o qual 46% da população de Canoas tem até 29 anos. A socióloga também incentivou os jovens a sugerir mudanças nas revisões do Plano Diretor, como forma de garantir espaços apropriados para convivência e lazer.

Violência e cultura de paz foi o tema do secretário de Segurança Pública, Alberto Kopittke. Na avaliação dele, a violência de hoje é resultado de um conjunto de exclusões, pois governos anteriores tiraram todas as oportunidades dos jovens. Kopittke apresentou os projetos desenvolvidos pela administração municipal na área da segurança – como Ronda Escolar, videomonitoramento, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipaves), e Território de Paz, no Guajuviras. Ele também convidou os jovens a participar dessas iniciativas, especialmente da Casa da Juventude, que será inaugurada no próximo sábado, 26, no Guajuviras, com capacidade para 400 pessoas.

Os painelistas foram questionados pelos jovens, que também debateram os temas apresentados. As atividades desta noite tiveram mais de 600 particpantes, entre eles integrantes do Projovem Trabalhador Urbano.

A Conferência será encerrada ao meio-dia deste sábado, 19, na Câmara de Vereadores, com divulgação da Carta ao Jovem Canoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário