Em 2 de Setembro de 2010.
Nesta quinta-feira, 02, parte da população jovem canoense participou do projeto Juventude Debate, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores. Esta edição contou com a participação do secretário nacional adjunto da Juventude e presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, do coordenador do ProJovem Urbano Dulcimar, da professora responsável pelo curso de Turismo do Projovem Trabalhador Ana Cristina Gitaí e do representante da Secretaria de Educação, professor Alvarez. A conversa foi conduzida pelo titular da Coordenadoria da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola.
Integrantes das turmas do ProJovem de Canoas, do Parlamento Jovem e do Conselho Muncipal da Juventude participaram do debate, que teve como tom central os avanços no que se refere à políticas públicas para a faixa etária. Para Ana Cristina, os programas de qualificação profissional como o ProJovem são um grande exemplo de oportunidade para os jovens. “Esperamos poder concluir o projeto com respostas positivas, unidos em prol do desenvolvimento e atuando como multiplicador de coisas boas”, disse.
O ponto alto da conversa foi protagonizado pela fala de Danilo, que abriu expondo a satisfação de participar deste momento. “Vejo aqui uma arena das políticas públicas para a juventude, com a reunião dos vereadores do Parlamento Jovem, alunos e educadores de programas profissionais e integrantes do Conselho da Juventude”, destacou o secretário adjunto. Um panorama das ações desenvolvidas pelo governo federal foi traçado por Danilo, que também criticou o preconceito histórico contra os jovens. “Existia um paradigma muito ruim, que conceituava a imagem de juventude problema; hoje, o jovem é um sujeito de direito, incluído inclusive na Constituição”, disse, fazendo uma referência à aprovação da PEC da Juventude, coordenada pelo Conjuve.
Após a palestra de Danilo Moreira, os jovens presentes fizeram suas considerações. Um dos maiores anseios, o mercado de trabalho, foi pauta recorrente das colocações, assim como o reconhecimento às atuais políticas desenvolvidas para a juventude, incluindo a faixa etária em programas sociais, educativos e profissionais. A rodada de perguntas foi aberta pelo presidente do Parlamento Jovem, o vereador Jéferson Souza, que exaltou a postura participativa dos jovens canoenses.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário