Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Prefeito recebe projetos aprovados pelo "Parlamento Jovem"
Em 6 de Agosto de 2010.
O prefeito Jairo Jorge recebeu ontem 16 projetos que foram aprovados na primeira legislatura do Parlamento Jovem canoense. As propostas foram entregues por nove dos 15 vereadores jovens eleitos, e que atuaram por quase um ano no parlamento. Os projetos foram aprovados em oito sessões.
A partir de agora, o prefeito irá verificar a análise da viabilidade técnica, legal e financeira, para a possibilidade de implementação legal dos projetos.
O encontro entre os jovens vereadores e o prefeito aconteceu na sede da prefeitura, e contou com a presença do assessor da Coordenadoria Municipal da Juventude, Émerson Rodrigues.
Na conversa com o prefeito, os jovens, cuja maioria deixará o mandato em breve, falaram do importante aprendizado que tiveram ao exercer a cidadania, através de um mandato. “Daqui para frente tenho outra visão da participação na política”, disse o então presidente do parlamento, Fernando Gabriel, 22 anos, da escola Guilherme de Almeida.
A jovem Naiane Rodrigues, 15 anos, aluna da EMEF Guajuviras, observou que a experiência a fez descobrir que se pode fazer muito mais do que apenas cobrar das autoridades.
Everton Silva, 19, da escola Carlos Chagas, contou a satisfação de ter um pedido de providências seu atendido. “Era sobre a ampliação dos horários de ônibus na região do bairro Niterói”.
Também falaram de suas experiências os estudantes Willian Araújo, 16, da escola La Salle; Bruna Sampaio, 16, do colégio Concórdia; Jéferson Souza, 16 anos, da escola Guilherme de Almeida; Natália Oliveira, 15, do colégio Cristo Redentor, e Lucas Bel, 16, do colégio Marechal Rondon.
Todos relataram a oportunidade de conhecerem a política como uma experiência única.
QUALIDADE
O prefeito falou aos estudantes que a idéia do Parlamento Jovem é de que justamente o jovem, possa perceber a dimensão da política. “Tudo é política. É importante que vocês jovens possam defender as coisas boas. Se todos nós fizermos uma pequena parte contribuiremos para uma grande ação”, disse.
Sobre os projetos, Jairo Jorge elogiou a qualidade dos temas e apontou que talvez muitos venham a se tornar leis. “Quem sabe algum de vocês um dia sendo vereador ou prefeito, veja a lei que propôs e lembre desta experiência, da qual vocês foram os primeiros”, observou referindo-se à primeira legislatura do Parlamento Jovem em Canoas.
PARLAMENTO JOVEM
O Parlamento Jovem foi criado em 2009 pela Coordenadoria Municipal da Juventude. Os vereadores foram eleitos em 15 escolas das redes municipal, estadual e particular e representam partidos também escolhidos em eleições diretas. A nova legislatura se inicia na próxima quarta-feira, 11, quando os 12 novos vereadores e três reeleitos tomarão posse às 16h, no Plenário da Câmara. Nessa terça-feira, 3, eles participaram de atividades de formação na Assembleia Legislativa e na Câmara de Canoas.
A primeira legislatura do Parlamento Jovem, formado por 15 estudantes eleitos em escolas municipais, estaduais e particulares, se encerrou hoje com sessão no Plenário da Câmara. Nas oito sessões realizadas nos últimos 12 meses, foram apresentados 19 projetos de lei e 100 pedidos de providências, dos quais 88 foram atendidos pela administração municipal.
ALGUNS DOS PROJETOS APROVADOS PELO PARLAMENTO JOVEM
- Cria o projeto Revitalizar, para arrecadação e repasse de resíduos domiciliares inorgânicos. Os postos de recolhimento funcionariam em escolas municipais, em todos os quadrantes. A autoria é de Fernando Gabriel.
- Institui uma programação de aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas da rede pública municipal. A proposta é de Bruna Sampaio.
- Cria o projeto Vamos juntos ajudar o planeta, instituindo o Dia Municipal da Carona – a ser definido – para reduzir a emissão de gases poluentes pelos automóveis. O autor é Fernando Gabriel.
- O projeto Segurança Ativa propõe a extensão dos horários de ônibus urbanos até a madrugada, por meio de uma linha circular nos bairros, com acompanhamento da Guarda Municipal. Vida beneficiar, principalmente, estudantes e trabalhadores, ou para uso em caso de emergência, explicou o autor, Everton Silva da Silva.
- O Reutilizando o que já é nosso propõe o uso da praça Antônio Carlos Viana, no Guajuviras, pelas escolas do bairro, mediante agendamento na subprefeitura da região Nordeste. A iniciativa é de Naianne Marcelle Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário