Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Juventude Debate na Feira do Livro

Em 10 de Junho de 2010.



Os escritores canoenses Henrique Martins, Jairo Souza e Gérson Colombo conversaram com estudantes de 5ª a 8ª série da escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, na Feira do Livro, nesta manhã. O Juventude Debate, promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude, ocorreu no espaço infantil da Feira, na Praça da Bandeira. Os convidados integram a Associação Canoense de Escritores e Casa do Poeta de Canoas. Todos destacaram a importância de promover maior aproximação dos alunos com os escritores locais. Eles foram questionados pelos estudantes sobre o processo de criação literária, a publicação de obras e relataram sobre os livros que leram por indicação dos professores e por prazer.

Henrique Martins contou que foi alfabetizado pelo pai, por meio de poesias e gibis, e que sempre preferiu os autores “multifacetados”. Lembrou, ainda, que quando adolescente, produzia jornaizinhos, misturando textos de autores consagrados e de estudantes, e distribuía aos grêmios estudantis de Canoas. Henrique afirmou que o gosto pela leitura o ajudou a ser escritor, acrescentando que “somos escritores do que lemos”.

Jairo Souza, que já publicou seis livros infantis, revelou que ingressou na literatura por acaso, após sofrer um enfarte e ser obrigado a fazer repouso. Disse, ainda, que só teve acesso aos clássicos depois de adulto, pois aos 14 anos interrompeu os estudos para trabalhar. Ele indicou alguns títulos aos estudantes, entre eles Solilóquio, livro de contos de Gérson Colombo.

O escritor e professor Gérson Colombo, por sua vez, acredita que quem é obrigado a ler, não lê com gosto. Disse que só passou a entender e gostar de Machado de Assis quando leu suas obras por vontade própria. Ele, que foi alfabetizado pela mãe, considera o melhor livro já escrito é Os Miseráveis, de Vítor Hugo, que está lendo pela terceira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário