Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pré Conferência Municipal de Juventude na regional Sudoeste no Bairro Fátima



Em 19 de Maio de 2010.




Cerca de 160 jovens e adolescentes participaram, nesta tarde, da 1ª Pré-Conferência preparatória à 2ª Conferência Municipal da Juventude, que será em 18 de junho, no Unilasalle, e 19 de junho, na Câmara. O encontro, abrangendo a região Sudoeste, ocorreu no salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do mesmo nome. A maioria eram estudantes das escolas Rio Grande do Sul, Monteiro Lobato, Álvaro Moreira, Nélson Paim Terra e Fátima.

O evento, organizado pela Coordenadoria da Juventude de Canoas, mobilizou os estudantes e serviu paras divulgar os eixos da Conferência Municipal: Mundo do trabalho, Espaços urbanos para os jovens, Cidadania e protagonismo juvenil, Violência e cultura de paz. Os sub-eixos são A cultura que a Juventude quer, Meio ambiente, direitos humanos e diversidade e Educação e saúde do jovem. Também serão debatidos o Plano Municipal da Juventude e a reorganização do Conselho Municipal da Juventude.

Além de se manifestarem livremente, os participantes opinaram, por escrito, sobre as maiores dificuldades enfrentadas pelo jovem canoense e sugeriram onde a Prefeitura deve investir para melhorar a vida deles.

A estudante da 8ª série da escola estadual Fátima, Laura Müller, defendeu mudanças nas condições das escolas e do bairro onde mora, afirmando que os jovens são os que mais utilizam os equipamentos de lazer e cultura. Para o presidente do Parlamento Jovem, Fernando Gabriel Garcia, o ponto que pode gerar mudança é a conquista da cidadania pelos jovens. O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Giuliano Amaro, motivou os presentes a “levantar a bandeira do jovem”, lembrando que o tema da Conferência Municipal é “Levantando bandeiras, construindo alternativas”.

O coordenador da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, as pré-conferências e a 2ª Conferência Municipal representam, na prática, importantes espaços de cidadania para os jovens canoenses, que “agora têm vez e voz”. Ele destacou a crescente participação política e social desse segmento na cidade. Citou como exemplos a grande presença nas assembléias do Orçamento Participativo e o aumento de jovens de 16 anos que retiraram título de eleitor.

O protagonismo dos jovens também foi abordado pelos demais convidados, a professora de História Renata Zanella; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Luiz Augusto Farofa da Silva; o subprefeito da região Sudoeste, Pedro Bueno; o representante da Câmara de Vereadores, Nelsinho Metalúrgico, e o pároco da igreja Fátima, padre Joel Silva.

Nesta sexta-feira, 21, haverá Pré-Conferência no Colégio Concórdia, no Niterói; dia 26, no Caic, bairro Guajuviras, e dia 28, na escola Thiago Würth, no Mathias Velho, abrangendo todos os quadrantes da cidade, além de pré-conferências livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário