Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Juventude Debate diversidade religiosa e cultura afro-brasileira

Em 23 de Abril de 2010.



Ensino religioso foi tema do Juventude Debate, realizado nesta tarde em uma residência da rua Padre Vieira, no bairro Harmonia. O encontro, organizado pela Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Canoas, estava previsto para a praça Sargento Rosa, mas o local mudou em função do mau tempo. O comparecimento de estudantes também ficou prejudicado, já que as escolas não os liberam para atividades externas nessas condições.

A professora, escritora, pesquisadora e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leila Silveira e o escritor e músico Etevaldo Silveira conversaram principalmente com moradores do Harmonia, que também relataram experiências pessoais. Os participantes destacaram que nas escolas públicas, em geral, não há regulamentação do ensino da cultura religiosa, nem os professores têm oportunidade de conhecer melhor o tema.

Leila relatou que sempre deu liberdade a seus alunos de escolher a religião a ser estudada, mas enfrentou resistência de muitas famílias, que não aceitavam o estudo de uma crença diferente daquela que professavam.

No local do encontro funcionou, nos últimos dias, a Biblioafro. Coforme o coordenador da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, o acervo de obras de cultura religiosa, literatura, infantis, de história local e de igualdade racial é itinerante. Fica à disposição de casas de religião afro-umbandistas, é exposto na Feira do Livro de Canoas e em outros eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário