Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mutirão e Festa de Oxóssi

Em 19 e 20 de Janeiro de 2011.


Quero parabenizar a todos que participaram, no dia 19, do mutirão de limpeza realizado na mata da 5 Colônias, que antecedeu a homenagem religiosa. A consciência em meio ambiente se faz com teoria, mas na prática sabemos quanto mal faz aquele papel de bala que se atira ao chão.

No dia 20 foi realizada a cerimônia religiosa intitulada II Festa de Oxóssi, Jurema e todas as forças da natureza. Houve uma grande participação de religiosos e comunidade do Bairro 5 Colônias

Agradecimento especial à Prefeitura Municipal de Canoas: Guarda Municipal (que salvaguardou os participantes), Secretaria de Serviços Urbanos (que realizou a limpeza e preparou a iluminação), Secretaria de Cultura (especialmente o Diretor Luis Antônio) e Coordenadoria Municipal de Juventude (na figura do Edgar Leitão).

Programação:
Primeiramente tivemos uma palestra sobre: "O ambiente em que habitamos" com Linda Antoniazzi da Secretaria de Meio Ambiente. Em seguida a Capoeira do Grupo Angola Tradição de Mestre Bira. Finalizando com a Sessão festiva aos caboclos, com a participação de filhos da casa de: Mãe Iria, Mãe Dadá, Pai Diego, Mãe Graça, Pai Rogerinho, Pai Júlio, Mãe Gina, Pai Jorge, Cacique Roeli e Cacique Eliane. a participação dos Alabés: Joel, Lucas e Douglas e do Coral Estrelinhas de Jurema da Casa da Mãe Gina d'Xangô

Tivemos um público participante bem considerável com mais de 100 pessoas. Após a cerimônia o local ficou totalmente limpo, graças ao empenho dos acima citados.

Para saber mais:
Oxóssi, na Umbanda é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião. No Candomblé brasileiro é um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, protetor das matas, sincretizado com São Sebastião no Rio de Janeiro e São Jorge na Bahia. Diz o mito que Oxóssi era irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, cidade da África sudanesa, de onde provém os povos nagô ( keto, ijexá e oyó) e mina-jeje.

Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.

O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento.

O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina, é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma com Obá a terceira linha de Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento.

1.Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.
2.Oxóssi estimula e Obá anula.
3.Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos pelos mistérios do Conhecimento.
4.Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.
5.Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.
6.Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam.
7.Oxóssi é o raciocínio arguto e Obá é o racional concentrador.
8.Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, de novos horizontes, etc.
Simbolicamente representamos Oxóssi com sete setas, que são as sete buscas contínuas do ser.Oxóssi expande, irradia e impele os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário