Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Canoas - Multiplicidade de um povo

Em 18 de junho de 2011.

No final da tarde de hoje, integrando o primeiro dia de comemorações do aniversário da cidade, foi aberta oficialmente a exposição “Canoas, Multiplicidade de um Povo”. São fotos, fatos e artigos do passado do município reunidos em um espaço no primeiro andar do Shopping Canoas. O prefeito Jairo Jorge abriu a exposição, junto do secretário de Cultura, Flávio Adonis, e da menina Larissa Zimpal, representando todas as etnias da população canoense. O coordenador de Integração Institucional, Luis Possebon, também prestigiou a cerimônia.



Na ocasião, o titular da pasta de Cultura falou que a exposição dá mostras da composição cultural da cidade. “Algum desavisado pode vir olhar e achar que se vive algum conflito no município, por serem muitas etnias; mas pelo contrário, é a nossa diversidade que compõe a nossa identidade”, declarou Adonis. O vereador Almiro Gherat, o Cebola (PT), disse que Canoas completa 72 anos de muita história. “O povo canoense tem identidade e nesses anos pode mostrar a que veio”, observou.



O prefeito também chamou atenção para o fato de terem inúmeras etnias formando a população da cidade, e segundo ele elas fazem parte da história e do futuro de Canoas. Jairo Jorge afirmou que ao lançar a exposição, a Prefeitura resgata um pouco da trajetória, feita por homens, mulheres e pelos diferentes povos do município. “Com essa mostra, mostramos um pouco do povo de Canoas, povo com diversidade, de paz e de diálogo. São 72 anos de muita história e muita luta”, concluiu.



A exposição “Canoas, Multiplicidade de um Povo”, leva aos cidadãos canoenses artigos que remetem ao passado de construção de uma cidade. Banners com fatos com o primeiro comício da cidade, em 1933 na Praça da Bandeira, e a titulação do Quilombo Chácara das Rosas, em 2009, somam-se a itens de etnias africanas, portuguesas, palestinas, italianas, japonesas, entre outras. A mostra também reproduz a íntegra de um texto homenagem de Thiago Würth, publicado em 1947 no jornal O Democrata, intitulado “Povo de Canoas”. A exposição pode ser conferida até o dia 30 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário