Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Revitalização do Centro de Canoas com transporte subterrâneo

Em 1º de abril de 2011.

O prefeito Jairo Jorge anunciou na tarde desta sexta-feira, dia primeiro, o plano de revitalização da região Central de Canoas e o remanejo da linha da Trensurb, no auditório Sadi Fontoura Schiwitz, no Paço Municipal. Estiveram presentes na coletiva, a vice-prefeita Beth Colombo, o secretário de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, o representante da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, Aristóteles Bourscheid, os Vereadores Almiro cebola e Ricardo maciel.

A proposta do projeto compreende a criação do trecho subterrâneo do metrô, de 2,1 Km, entre as ruas Ipiranga e Barão de Santo Ângelo e na Estação La salle. A ideia é a utilização da área liberada como área verde, melhorando a paisagem local e dando maior mobilidade urbana. O projeto ainda viabiliza a valorização das construções históricas e praças da cidade. As praças da Bandeira e Santos Dumont além de serem revitalizadas, com melhorias nas suas estruturas, serão parte do acesso das novas estações subterrâneas.

O prefeito afirmou que o objetivo é resolver os problemas enfrentados pela comunidade, e transformar a área central em um Bolevaurd (tipo de via de trânsito, geralmente larga, com muitas pistas divididas nos dois sentidos, projetado com alguma preocupação paisagística).

O Vereador Metroviário Almiro Cebola, qualificou o projeto como extremamente importante para a cidade, pois une o Centro, melhorando a mobilidade e tornando canoas uma cidade cada vez mais moderna. "Uma grande demanda de muitos anos, a partir de hoje começa a tomar corpo com a apresentação do projeto. Para auxiliar os trabalhos proporemos na Cãmara a criação de uma Comissão que acompanhe as tratativas para que essa bela iniciativa saia do papel", afirma o Vereador Cebola.

Segundo o prefeito a obra será realizada com recursos do PAC 2 Mobilidade - aceleração e crescimento. Jairo salientou que a linha subterrânea será construída aos poucos, e que os benefícios serão muito maiores do que os problemas que podem enfrentar no desenvolvimento. “Este é um momento oportuno para que esse projeto seja realizado.”

O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Trensurb e Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário