Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Juventude Debate "Gênero" com PROJOVEM da Escola Arthur Oscar Jochins




Em 23 de Março de 2010.



O Gênero (masculino e feminino) é um conceito criado na década de 70 para explicitar que sexo social não é determinado pelo sexo biológico; ou seja, a sociedade imputa uma diferença cultural entre homem e mulher que resulta em uma cisão construída, independente por tanto de determinações biológicas. Este foi o assunto debatido na 2ª Edição do Juventude Debate, da Coordenadoria da Juventude de Canoas, que ocorreu na noite dessa terça-feira, dia 23, na escola Escola Municipal Arthur Oscar Jochims. Um evento voltado à alunos do Projovem.


Foram explanadas questões de gêneros e desigualdade voltada as mulheres jovens, através de um debate, orientado pela Assistente Social, Jacira Dias. Trechos do filme “Se eu Fosse Você”, foram exibidos para exemplificar os tópicos debatidos. Conforme Jacira, muitas das diferenças entre homem e mulher não decorre da sua constituição natural, mas sim dos atributos que o gênero masculino e feminino incorpora do contexto cultural em que estão inseridos. “Se pensarmos que o gênero masculino e feminino refere-se apenas à divisão simbólica, não há como negar, que as mulheres podem usufruir prazerosamente dessa divisão sem com isso comprometer sua independência, sua autonomia intelectual e sobretudo a sutileza que em muitos momentos ofuscam uma truculência que não precisa ser vista”, pondera.


Conforme o Coordenador de Juventude, Almiro Gehrat, o Cebola, as pessoas nascem com o sexo, mas formam o gênero. “Aqui o gênero é visto de uma forma, mas no oriente médio, por exemplo, é visto de outra. Tudo depende de uma questão cultural, religiosa, ou política”, afirma. Para ele, poder tratar esses assuntos que não são debatidos diariamente, é muito importante para os jovens compreenderem os motivos de desigualdades regionais, sociais, raciais, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário