Em 26 de julho de 2011.
Foi com o auditório do prédio 11 da Ulbra lotado que a nona edição da Conferência Municipal da Assistência Social teve sua abertura nesta manhã. Mais de 320 inscritos participaram da atividade, que teve outros quatro encontros preparatórios por quadrante. Participaram da solenidade o prefeito Jairo Jorge, a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, o diretor do Departamento do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Luiz Müller, a ex-ministra do Desenvolvimento Social e painelista de hoje, Márcia Carvalho Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Cemas), Gilmar da Rosa, o pró-reitor de Extensão da Ulbra, Ricardo Rieth, o vereador Almiro Gherat, o Cebola (PT), integrantes de entidades e associações, usuários do SUAS no município e funcionários da rede de assistência social.
A IX Conferência, realizada sob o tema “Canoas: avanços e desafios na consolidação do SUAS com valorização dos seus trabalhadores”, surge em um contexto bastante diferente da oitava edição, como lembrou a secretária Márcia Falcão. De acordo com ela, da época da última conferência, em 2009, Canoas reestruturava a Secretaria de Assistência Social, que passou a ser de Desenvolvimento Social, e contava com apenas um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Hoje, temos cinco CRAS, um CRAS móvel e um CREAS atendendo as famílias mais pobres da cidade; mais de 15 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano e mais de 450 pessoas em capacitação pelas Frentes de Trabalho, em uma caminhada em sintonia com o Conselho Municipal de Assistência Social”, avaliou a titular da SMDS, que também convocou todos os presentes a apontar desafios e construir em conjunto estratégias e políticas públicas no âmbito do desenvolvimento social.
Para o pró-reitor da Ulbra, “assistência social é coisa a ser pensada por um grupo, por um ou outro setor; são políticas públicas que pertencem a todos, um problema de cada um e cada uma”. O presidente do Cemas, Gilmar da Rosa, falou que o Conselho vem garantindo junto ao poder público a consolidação do SUAS, o Sistema Único de Assistência Social, na cidade. Segundo ele, “um trabalho possível porque a atual administração abre a compartilha a gestão do SUAS, como nunca antes na história do município. Luiz Müller, em sua fala, declarou que tira de Canoas o exemplo de programas executados na cidade como o Próximo Passo, que qualifica as mulheres na construção civil. “É um orgulho estar aqui e ver que as políticas de assistência social funcionam. Precisamos enxergar e respeitar, antes da igualdade, as diferenças de cada um”, observou.
O prefeito Jairo Jorge deu boas vindas aos participantes e reafirmou a ideia de uma política que não tenha olhar de tutela, mas sim de emancipação dos cidadãos, que sirva como alavanca onde cada um seja o construtor do seu sonho. “Hoje, temos o Bolsa Família, muito criticado por parte da elite brasileira, as oportunidades na educação através do ProUni e das escolas técnicas”, exemplificou o prefeito. Para ele, é obrigação de cada cidadão construir o SUAS, desenhado no Brasil e executado em Canoas, para que se possibilite a emancipação da população mais vulnerável.
Após a abertura oficial, a professora da Universidade de Londrina, no Paraná, e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, palestrou sobre a temática na Conferência.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário