Em 6 de Março de 2011.
Mais de 10 mil pessoas passaram pelo Parque Esportivo Eduardo Gomes, no Carnaval na Paz 2011. As arquibancadas, com capacidade para cinco mil pessoas permaneceram lotadas em boa parte do desfile das cinco escolas concorrentes da noite. Na avenida, um espetáculo de ritmo, imaginação e talento. Confira o resumo da passagem de cada uma das escolas:
Império da Mathias
Quando entrou na avenida do samba em Canoas na noite de domingo, 6, a Escola de Samba Império da Mathias, encontrou um público sedento por Carnaval. Nada melhor para quem tinha no seu refrão a frase “Suave ou seco, na mesa do gaúcho o vinho não pode faltar”. A escola do bairro Mathias Velho foi primeira das 10 concorrentes a desfilar. Na comissão de frente, sambistas vestiam fantasias douradas. A bateria, fantasiada de sacerdotes em alusão ao papel do vinho no meio eclesiástico. Destaque para a ala onde animados sambistas vestiam chapéus representando parreiras. Nos carros, máscaras gigantes e cores na tonalidade vermelho ou bordô, em alusão ao tema enredo, que falava da chegada do vinho ao Rio Grande do Sul.
Unidos do Guajuviras
Passavam da 00h40 quando a segunda escola da noite, a Unidos do Guajuviras, entrou na avenida. O atraso e a falta de alguns componentes não tirou o brilho do coração da escola: a bateria impecável comandada pelo jovem Jackson Flores. Aos 26 anos, o carnavalesco conduziu os ritmistas pelos 230 metros da pista, num show com direito a paradinhas estratégicas e batucada com sotaque funk. O público percebeu e participou com empolgação. Com o samba enredo que falava sobre o bairro de origem da escola, o Guajuviras e sua atualidade, como Território de Paz, a escola levou para a avenida dois carros alegóricos e alas formadas por jovens que participam de projetos sociais com o Protejo e Casa das Juventudes. O branco foi a cor dessas alas, simbolizando a Paz.
Rosa Dourada
Brilho é a palavra que define a presença da escola Rosa Dourada, terceira a desfilar, na avenida do samba. Máscaras coloridas, purpurina e fantasias luxuosas marcaram a passagem da escola, que teve como samba enredo a historia do frevo e da cidade de Olinda. A comissão de frente, onde destacavam-se as cores prata e dourado, era formada por garçons e bailarinas, numa homenagem a um dos mais tradicionais blocos de carnaval do Brasil, o Bacalhau do Batata. Bailarinos mascarados enfileiravam-se no primeiro carro da escolas. Atrás, uma ala de monges, simbolizava as origens e em seguida, dançarinas de frevo com as respectivas sombrinhas coloriam a avenida. O último carro foi o maior a entrar na avenida na noite, com bonecos gigantes numa homenagem à tradicional folia de Olinda.
Estado Maior da Rio Branco
Disposta a saudar o público com a história de brincadeiras infantis, a escola Estado Maior da Rio Branco alegrou avenida com palhaços em sua comissão de frente. Os alegres carnavalescos encantaram com acrobacias, saltos e piruetas, antecipando a entrada do primeiro carro, que representava um castelo. A viagem ao mundo infantil teve também no segundo carro alegórico a presença de sacis, a “pelada” de futebol e brinquedos. Na terceira alegoria, uma praça com seus balanços e gangorras finalizaram a passagem da escola pela avenida do samba, com o colorido típico das brincadeiras de criança.
Nenê da Harmonia
O tigre, símbolo da escola de samba Nenê da Harmonia, apontou na avenida por volta das 4h30 de segunda-feira. Vestidos com fantasias de cor roxa, a comissão de frente iniciou a viagem pelo mundo da imaginação, levado para a pista pelo samba enredo da escola. As asas da imaginação foram representadas por alas coloridas e personagens fantásticos, como as cartas do baralho de Alice no País das Maravilhas. Bruxas, vampiros e insetos gigantes juntos no segundo carro alegórico. As baianas trouxeram o colorido de tesouros enquanto que o verde embalado nas roupas do casal Mestre Sala e Porta Bandeira destacavam-se na pista em passos rápidos e afinados. Um jardim gigante, de flores douradas na frente de um castelo de torres ornamentadas com “ouro” brigava os destaques da escola em seu último carro, levando consigo a bela apresentação dos carnavalescos da Nenê.
A primeira noite do Carnaval da Paz em Canoas terminou com a corte passando logo atrás da escola, varrendo a avenida e preparando o terreno para o desfile da noite desta segunda-feira.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário