Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Juventude Debate" busca prevenir o bullying nas Escolas

Em 13 de Agosto de 2010.






“Estratégias de intervenção e prevenção do bullying na escola” foi tema do Juventude Debate, que ocorreu no início desta tarde na Escola Municipal Ícaro, como parte da programação da 4ª Semana Municipal da Juventude. Três turmas de 6ª, 7ª e 8ª série tiveram palestra com as integrantes do Serviço de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência (Sacavi), pedagoga Joelma Teresinha Gomes e psicóloga Elizandra de Mendonça Marques.

Elas explicaram aos estudantes o que é bullying, cujo termo é recente para definir uma prática antiga. A palavra de origem inglesa refere-se a uma situação na qual um indivíduo, ou um grupo de indivíduos deliberadamente atormenta, hostiliza ou molesta outros(s). Pode ser traduzido como tiranizar, oprimir, amedrontar, intimidar, humilhar.

Joelma e Elizandra ouviram opiniões dos alunos sobre essa prática e os aconselharam a não se expor tanto no orkut e outras redes sociais, em função do cyberbullying.

Como funciona o Sacavi

O Sacavi, fundado há 13 anos em Canoas, funciona no Posto do Avião com uma equipe formada por cinco assistentes sociais, três psicólogas, uma médica, duas pedagogas e quatro funcionários administrativos.

Os profissionais avaliam casos de violência encaminhados pelo Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e da Juventude, Juizado da Infância e da Juventude e unidades básicas de saúde. Após, acompanham esses casos, por meio de visitas domiciliares e nas escolas das vítimas e enviam relatórios. Esse procedimento também ocorre em casos de adoção.

O Sacavi, coordenado por Ana Rita Medina de Moares, também realiza trabalho preventivo com pais e professores. Em 13 anos, o Serviço já recebeu cerca de cinco mil denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário