Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conferência elege novos conselheiros e apresenta "Carta ao Jovem Canoense"

Em 19 de Junho de 2010.



A Carta ao Jovem Canoense, divulgada durante o encerramento da II Conferência Municipal da Juventude de Canoas, na manhã deste sábado, 19, resume aspirações dos cerca de 2000 mil jovens canoenses, que participaram das plenárias - preparatórias e final - desse evento realizado desde maio e preparada desde o início desse ano na cidade. “É um número histórico, que é reflexo de um longo e permanente trabalho de criação e estimula da participação em diversos canais”, explica o titular da Coordenadoria Municipal da Juventude, Almiro Gherat (o Cebola), sobre a expressiva particiapação de jovens no processo, mesmo em uma manhã chuvosa.


No encerramento do evento, que lotou o auditório da Câmara de Vereadores de Canoas, também foram definidos os 30 membros (conselheiros) para o Conselho Municipal da Juventude – 18 eleitos e 12 indicados pelo poder público. Além de plenárias descentralizadas nas quatro regiões da cidade (quadrantes), a conferência envolveu o debate de diversos temas de interesse da juventude, com a participação de especialistas, como: Juventude e o mundo do trabalho; Ordenamento do espaço urbano e Violência e cultura de paz. Abaixo, a íntegra da Carta ao Jovem Canoense:


Carta ao Jovem Canoense


Canoas é uma cidade jovem! E juventude em Canoas significa participação na transformação da sociedade. Os instrumentos de participação utilizados, como Orçamento Participativo, Plenárias de Serviços, Parlamento Jovem e outros, consistem em políticas publicas que se notabilizam pela participação democrática da juventude canoense.

Nesta II Conferencia Municipal de Juventude, os milhares de jovens participantes elegeram seu plano municipal de juventude, onde constroem suas alternativas para a transformação social na próxima década.

Dentre os temas da atualidade à juventude canoense debruçou-se no debate sobre os seguintes temas: bullying, drogadição, valorização a organização juvenil, criação de projetos voltados a juventude como os agentes da paz, o auxilio a família de jovens envolvidos com o tráfico de drogas, a campanha “chega de violência e extermínio de jovens”, entre outros temas.

A reformulação do Conselho Municipal de Juventude foi um passo importante a comunidade jovem da cidade. O novo conselho aprovado terá a participação ampliada da sociedade civil, e o processo de votação dos novos conselheiros torna-se ainda mais democrático ao promover a eleição de 9 dos 15 integrantes sob o regime de votação direta dentro da II Conferencia Municipal de Juventude.

O próximo passo da nova composição do Conselho Municipal de Juventude é ampliar o debate sobre o plano municipal de juventude junto à comunidade e, com a administração municipal no intuito de garantir as políticas públicas no orçamento anual da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário