Em 11 de agosto de 2011.
Dia movimentado para mais de uma centena de adolescentes, que participaram nesta quinta-feira, 11, da II gincana Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em defesa da vida. A atividade envolveu estudantes de 11 escolas públicas de Canoas (7 municipais e 3 estaduais), no Centro Olímpico Municipal.
Para chegar ao posto de campeão da disputa, as turmas realizaram uma série de atividades, todas com foco em mensagens de cuidados com a saúde, e dicas sobre DSTs. O objetivo é de que os jovens tornem-se multiplicadores e contribuam para um desenvolvimento sadio em suas comunidades.
O resultado foi anunciado às 16 horas. Com muita euforia, os representantes da escola Estadual Augusto Severo ouviram que sua escola era a campeã da disputa. Troféu e medalhas completavam a alegria dos jovens. A professora Mara Ramos, que acompanhava a turma, formada por alunos da 6ª, 7ª e 8ª série, agradeceu a oportunidade de a escola ter sido uma das participantes do evento.
Confira a classificação final da gincana:
1º Lugar – Escola Estadual Augusto Severo
2º Lugar – Escola Municipal João Paulo I
3º Lugar – Escola Municipal Rio de Janeiro
4º Lugar – Escola Estadual Vasco da Gama
5º Lugar – Escola Municipal Nancy Pansera
Também participaram as escolas Monteiro Lobato, Paulo VI, Vitória, Farroupilha, Marechal Rondon e Protásio Diogo de Jesus.
gincana
O SPE é um projeto dos Ministérios da Saúde e Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.
No município, o SPE foi implantado em 2007 e suas ações passaram a ocorrer em 2009, numa ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, através da formação de Multiplicadores de Prevenção entre professores e alunos das Escolas Públicas. A gincana surgiu como forma de praticar os conhecimentos dos multiplicadores, além de promover a integração entre os mesmos.
Para a II gincana, SMS conta com a parceria da 27ª CRE, Coordenadoria da Juventude e o apoio da Medicallis Farmácia de Manipulação e Água Mineral Itati.
Nenhum comentário:
Postar um comentário