Em 30 de maio de 2011.
A plenária do Orçamento Participativo 2011 aconteceu na noite desta segunda-feira, 30, na microrregião Fátima. A comunidade lotou o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF- Paulo VI : um total de 925 inscritos. Em 2010, 566 pessoas participaram.
Estiveram presentes o prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, o secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso, o vereador Almiro Gehrat "Cebola", o subprefeito da região Sudoeste Pedro Bueno, o conselheiro do OP, Antônio Vieira, e a diretora da EMEF Paulo VI, Maria Angélica Macedo Azevedo.
Em seu discurso à população, o prefeito lembrou da importância da presença de todos e afirmou que com a força da comunidade estava sendo realizada a maior assembleia de OP. “O orçamento participativo é oportunidade. É direito do povo decidir”, destacou Jairo.
Os presentes indicaram oito demandas. Após a defesa, a obra microrregional escolhida, com 172 votos, foi a que viabilizará a reformas na Escola Municipal de Ensino Fundamental-EMEF-Barão do Mauá: construção de um refeitório, uma sala de aula e um muro. A votação foi acirrada: a segunda mais votada foi a cobertura da quadra esportiva da Ícaro com 168 votos, em terceiro a reforma da elétrica da EMEF Paulo VI com 165 e em quarto a construção da Escola Municipal de Ensino Infantil com 155.
A escolha da obra da cidade foi a criação do centro de comercialização da Economia Solidária, com 271 votos. Foram eleitos 29 delegados na assembleia.
Realizações do Orçamento Participativo
O prefeito Jairo Jorge apresentou as obras mais votadas e projetos desenvolvidos no OP entre 2009 e 2010. Um dos projetos de 2010 prevê a construção do micro pronto Socorro-UPA-, entre os bairros Rio Branco e Fátima. A UPA funcionará 24 horas atendendo a comunidade da região sudoeste e a obra será entregue até setembro de 2011. A pavimentação da rua Bartolomeu de Gusmão e da Travessa do Prata, são reformas que também serão realizadas ainda este ano.
Foi apresentando o ciclo do orçamento participativo pelo secretário Mario Cardoso. A OP iniciou com reuniões preparatórias de março a abril, e nesta fase acontecem as assembleias nas microrregiões. Em 2011 está previsto o investimento de R$ 15 milhões, divididos em 30 propostas que serão escolhidas em 15 microrregiões do município.
Almiro Rodrigo Gehrat ou Cebola Iniciou a militância no Fórum Social Mundial de 2001; Pres. do DCE UNILASALLE 2003/05; Pres. da Ass. Mor. Bairro Fátima 2004/08; membro da CMP; representou o RS na Conf. Nac. das Cidades 2005; participou em 2003 do I Seminário Nac. de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados;Delegado da I Conf. Nac. de Juventude em 2008. Assume o mandato de Vereador de Canoas em fevereiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário