Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cartilha do Parada Fácil lançada em braile

Em 6 de maio de 2011.











Na manhã desta sexta-feira, dia 06, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Transportes e Mobilidade e da Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC), lançou duas novas versões da última edição da Cartilha Parada Fácil: em braile e ampliada. Com a iniciativa, pessoas com a perda total da visão e pessoas com visão parcial poderão fazer uso da cartilha com os horários e linhas de ônibus da cidade.

O ato de lançamento contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, do secretário de Transportes e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, da coordenadora de Inclusão de Acessibilidade, Ony Teresinha, do vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, Almiro Gherat, o Cebola, do presidente da ADEVIC, Enio José da Silva, do coordenador da ADEVIC, Eri Domingos da Silva, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O secretário Bertotto salientou que Canoas é a primeira cidade do país a oferecer a publicação com informações sobre os ônibus em braile. “Este é mais um passo, pequeno, mas importante para integrar e contemplar todas as pessoas do município”, disse. Ony Teresinha definiu o momento como uma conquista, um ato que mostra o olhar da atual gestão para os deficientes. “24% da população tem alguma deficiência, temos 148 mil pessoas cegas no Brasil. A sociedade é que precisa ser incluída, a cidade deve ser para todos os cidadãos”, declarou a coordenadora.

Com 463 pessoas na Associação que coordena, a ADEVIC, Eri Domingos salientou ser antiga a luta para tornar acessível os materiais impressos. Para ele, reflete o início de uma mudança de cultura na cidade. “Isso não possibilita a igualdade, que não é o que buscamos, mas possibilita oportunidades iguais para todos”, afirmou o coordenador. O vereador Cebola reforçou a utilidade da publicação: “este material é de profunda importância, não somente na questão simbólica, mas na prática do dia a dia”. De fato, a iniciativa representa um avanço para todos que convivem com a cegueira ou com a visão limitada. Para Valdir da Silva, da ADEVIC, que recebeu das mãos do prefeito Jairo Jorge um exemplar, a cartilha em braile será muito útil. “É um instrumento que nos dá oportunidade de poder ter acesso ao transporte, pois já saberemos os horários e linhas ao chegar nas paradas. É autonomia”, destacou ele, que utiliza ônibus diariamente.

Após fazer a entrega de dois exemplares, um em braile e outro com fontes ampliadas, o prefeito declarou ser um mérito Canoas ser a primeira a oferecer o material, mas também um absurdo, porque mostra quanto ainda falta para que as cidades tenham acessibilidade. “A parceria que viabiliza estas impressões é um avanço, que sirva para replicar em outros municípios. Temos é que naturalizar essas ações, para que não sejam isoladas”, disse Jairo.

Para solicitar uma cartilha em braile ou ampliada, basta fazer inscrição em uma das quatros Subprefeituras ou na própria ADEVIC (Rua Rio de Janeiro, 360 - Mathias Velho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário