Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola"

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vereador Cebola media debate sobre importância dos livros

Em 20 de abril de 2011.









Na tarde de 20 de abril, durante a semana do livro, aconteceu no espaço Silvana e Davi no bairro harmonia, reuniram-se cerca de cinqüenta pessoas entre jovens e adultos, que na oportunidade participaram do seminário – A importância do livro em nossas vidas.

O importante debate foi mediado pelo Vereador Almiro Rodrigo Gehrat "Cebola", os participantes da mesa de debates foram o professor Alexandre Rosa da Secretaria Municipal de Educação, Andréa Falkemberger da Secretaria Municipal de Cultura e Pai Neco d'Oxum da Coordenadoria Municipal de Diversidades. Ambos painelista demonstraram com palavras a importância dos livros e o cultivo do hábito da leitura em nossas vidas, como fator cultural.

O debate abordou o período destinamos para apreciar um livro de qualidade, os benefícios que revertem o cultivo da leitura quando aplicado desde a infância. A semana municipal do livro e leitura foi organizado pelo Grupo Asé Bá Yá, formado por Pai Julio Cesar Santos d'Oxalá, Mãe Marisa d'Iemanjá, Mãe Iria d'Ogum e Mãe Graça d'Oxum.

Para o Vereador Cebola os livros nos trazem um universo de imaginação, por onde podemos viajar sem sair do lugar. "As pessoas enfrentam durante a vida muitos problemas que somente a educação nos trará as soluções para os mesmos", finalizou Cebola.

Cavaleiro d'Ogum troca espadas por livros

Em 20 de abril de 2011.







Problema sanitário com moradores do Loteamento Prata

Em 19 de abril de 2011.







Cebola esteve na terça-deira dia 19 de abril no Loteamento Prata, para apoiar a luta dos moradores pelo saneamento. Após o início das obras das casas de passagem para os moradores que serão remanejados do Dique, devido as obras da BR 448, alguns moradores do Loteamento Prata estão sem esgotamento sanitário.
O Vereador Cebola conversou com o Secretário de Obras, Alci paulo de Oliveira e com a Secretária Adjunta de Habitação, Giovana Vargas para que fosse solucionado o problema. Os mesmos se comprometeram a resolver o problema.

Juventude Debate no Colégio Marechal Rondon

Em 19 de abril de 2011.







Na tarde de terça-feira o Vereador Cebola participou do "Juventude Debate", projeto idealizado pelo mesmo quando esteve a frente da Coordenadoria Municipal de Juventude. A atividade ocorreu no Colégio Marechal Rondon e teve a participação de mais de 100 alunos.

Além do Vereador Cebola compuseram a mesa, o Diretor do Colégio Sr. Sérgio, o Coordenador de juventude Diogo Bittencourt, o Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania Eduardo Pazzinatto e o Vereador do Parlamento Jovem Luccas Bell.

O debate discorreu sobre o tema violência escolar, suas causas, bem como a questão do bullyng. O Secretário Pazzinatto interagiu junto aos jovens que formavam o auditório questionando-os sobre o que entendiam por violência, o que serviu bastante para subsidiar o debate e nortear a linha de explanação do Secretário.

O Vereador Cebola parabenizou o Coordenador de Juventude por continuar esse belo projeto que tem por objetivo levar o debate e criar o momento de reflexão junto aos jovens. "Se tivermos sempre projetos que provoquem a juventude a pensar sobre sua realidade, cada vez menos teremos problemas de qualquer natureza em nossa sociedade, pois dessa forma estamos formando cidadão conscientes de sua realidade e papel para com toda a comunidade", declara o parlamentar que estava bastante emocionado.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Posse Clube Cultural Canoense

Em 18 de abril de 2011.





Ocorreu na noite de segunda-feira a posse da nova Diretoria Executiva do Clube Cultural Canoense, Presidida pelo Sr. Roberto Pires Rodrigues. O Vereador Cebola esteve presente no coquetel que empossou a nova diretoria e desejou muito sucesso para superar todos os desafios, além de se colocar a disposição para fomentar a cultura, esporte e toda política voltada a juventude que o clube possa oferecer.

Semana Espírita de Canoas

Em 18 de abril de 2011.





Ocorreu na noite de segunda-feira, a abertura da Semana Municipal Espírita de Canoas, que acontece de 18 a 25 de abril. O evento é promovido pela União Municipal Espírita de Canoas, órgão representativo da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana do Livro promovida pela Biblio-Afro

Em 18 de abril de 2011.























24 anos do Bairro Guajuviras

Em 17 de abril de 2011.





Prefeitura na Rua Bairro São José

Em 16 de abril de 2011.



Congresso da Cidade

Em 14 e 15 de abril.







border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5596990248051588754" />









A pergunta que acompanhou cada um dos participantes do 1º Congresso da Cidade desde o seu lançamento, há exato um ano, encontrou não apenas uma, mas milhares de respostas no decorrer do evento que finalizou no final desta tarde. Como deve ser a Canoas do futuro? - a questão crucial do planejamento da cidade – agregou a multiplicidade de expectativas e sonhos em forma de estratégia. Foram meses de intensos debates e valorosas trocas; foram reuniões, encontros, plenárias e rodas de conversa que culminaram na realização deste 1º Congresso da Cidade, criado para unir sociedade civil e poder público na construção do futuro da chamada Cidade do Avião.

A tarde desta sexta-feira, último turno do Congresso, iniciou com os Grupos de Trabalho, responsáveis por condensar as iniciativas e ações por temática. O debate aconteceu em salas de aula do Unilasalle, local que sediou o evento. Delegados e coordenadores dos GT's revisaram a pré-estratégia e incluiram alterações ou aditivos. Em uma destas salas, o GT 7 - Mobilidade, Circulação e Trânsito, parte integrante do eixo + Integrada, fomentava o debate sobre questões primordiais para uma cidade como Canoas, cortada pela linha do trem e pela famosa BR-116. Coordenado pelo secretário de Transportes e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, o grupo incluiu o estudo de viabilidade de uma linha hidroviária, pela Praia do Paquetá, e reforçou a inclusão da acessibilidade universal para pessoas com deficiência nos ônibus - demanda proposta por um dos participantes, Adair José Bamburg.

Colaborando com a tarefa de pensar o desenvolvimento e o futuro do município, os palestrantes da tarde levaram cases que se assemelham à história vivida por Canoas. O prefeito de Diadema, em São Paulo, Mário Reali, socializou a implantação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, enquanto Marcellin D'Almeida, diretor da Renovação Urbana da Plaine Commune, apresentou o processo realizado na região periférica da França. Reali ressaltou o entusiasmo com que vê a iniciativa de Canoas, que, segundo ele, mescla planejamento e participação da sociedade. “Temos semelhanças em Diadema e Canoas, são cidades por onde passam muitos carros, muitas pessoas”, dividiu ele, que é arquiteto e urbanista de profissão. Para Mário Reali, planejamento é construir consensos, expressando os conflitos e pactuando como vai se dar o processo.

O caso da região de Diadema

Com 385 mil habitantes, Diadema fica na região metropolitana de São Paulo e, conforme Reali, enfrenta problemas de saneamento e mobilidade. A iniciativa da criação do Consórcio foi do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, época em que os problemas das cidades do ABC paulista não se resolviam nas próprias cidades. “Tínhamos que recuperar o protagonismo para mudar e desenvolver a região, não poderíamos resolver no âmbito local”, contextualizou. O prefeito de Diadema ainda falou da criação do Fórum de Cidadania do ABC, da Câmara Regional do ABC, e do 1º Planejamento Regional Estratégico, solução que resultou em diversos acordos e ações. Entre eles, Reali destacou o Movimento de Alfabetização – MOVA, que passou os índices de analfabetismo de 14% para 5%, o programa Criança Prioridade 1, que envolve Conselhos Tutelares, além do Plano de Macrodrenagem e da expansão do Polo Petroquímico.

A experiência da França

Representando a organização Plaine Commune, que desenvolve projetos em áreas de grande concentração urbana na França, Marcellin D'Almeida iniciou sua fala apoiando a manifestação de democracia participativa que viu no 1º Congresso da Cidade. Posteriormente, fez a apresentação da história do Plaine Commune, iniciada em 1980, depois do abandono da zona industrial da região durante os anos 60 e 70. De acordo com D'Almeida, foi a vontade de três prefeitos que deu início ao movimento, através da criação de um sindicato intermunicipal chamado Plaine Renaissance, para fazer estudos urbanos e elaborar um projeto de desenvolvimento, mobilizando diferentes atores.

Marcellin também apontou os números da experiência do Plaine Commune. São 350 mil habitantes, 130 mil empregos, 25 mil desempregados, 138 mil moradias, sendo 6 mil moradias insalubres, e 12 mil pedidos de moradia social, em espera. Entre os principais obstáculos enfrentados no país da Europa, indicou o francês, estão o desemprego e as solicitações para as moradias sociais. Mantidas as diferenças sociais e culturais, são problemáticas também conhecidas no histórico do Brasil.

O sonho da Canoas do futuro

O prefeito Jairo Jorge, ao agradecer a todos os convidados que enriqueceram o debate com suas experiências vividas em diferentes lugares do mundo, pontuou que os problemas que afligem Canoas não são exclusivos daqui, transcendem as fronteiras. Para Jairo, o Congresso é um processo de resgate da história e das lembranças do município. “Falamos de sonho aqui, tomando nas mãos o nosso futuro”, colocou ele. O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, compartilhou a ideia de criação do 1º Congresso da Cidade, sustentado por dois elos: a participação efetiva da sociedade canoense e o debate com conteúdo, com profundidade.

As propostas levantadas durante todas as etapas do evento foram levadas à plenária e votadas, temática por temática. Por unanimidade, foi aprovada então a Estratégia da Cidade 2011 – 2021, com 43 iniciativas e 104 ações. Construídas coletivamente, por muitas mãos e mentes, o documento final desenha os próximos anos da cidade, com planos de crescimento no campo social, cultural e econômico. Foram mais de 600 delegados incidindo efetivamente no planejamento, representando os moradores de Canoas e fazendo o grande exercício de cidadania.

Ao final deste que foi o 1º Congresso da Cidade, Canoas escreve mais uma página da sua história e dá passos largos rumo ao seu próprio futuro. Simbolizando as sete décadas de vida, 70 crianças da rede municipal de ensino, somadas à menina Natália, que escreveu uma redação sobre o Congresso e representou mais um ano da cidade, totalizando os 71 anos de sua emancipação, fizeram a entrega dos certificados aos delegados. O momento, emocionante, teve seu ápice com a apresentação do grupo Tholl. A trupe circense de Pelotas encerrou o evento encantando os participantes com toda sua arte, coroando o fechamento desse importante marco para a cidade e brindando os novos tempos de Canoas.

Posse da Secretaria Nacional de Juventude

Em 14 de abril de 2011.























O Vereador Cebola participou da assinatura da posse da nova Secretária Nacional de Juventude do Governo Federal, Severine Macedo. O órgão é ligado a Secretaria Geral da Presidência da República. Para Cebola, o momento vivido no país é muito favorável para trabalhar a política de juventude, pois temos governos que respeitam e apoiam o jovem. “É fundamental que o Governo invista na Juventude. São vários temas como educação, esporte, cultura que formam o caráter da pessoa. A Severine é uma pessoa que sempre atuou na área da juventude e fará uma grande gestão a frente da Secretaria, com certeza contribuirá para o fortalecimento da juventude no Brasil” afirmou o parlamentar.

Como metas prioritárias da nova Secretária estão o enfrentamento à mortalidade da juventude negra; trabalho decente; Plano de Banda Larga; inclusão produtiva e autonomia das mulheres jovens; e o estímulo à juventude rural de forma a garantir a sucessão da agricultura familiar. Esses serão alguns pontos da atuação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) para os próximos quatro anos, segundo a nova Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, jovem de Anita Garibaldi (28 anos), que tomou posse nesta quinta-feira (14/04), em Brasília. A SNJ integra a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Para alcançar esses objetivos, segundo Severine, será preciso aumentar a capacidade articuladora da SNJ, ampliar a transversalidade das políticas de juventude dentro do governo federal, além de aumentar a parceria com estados e municípios e fortalecer a relação com o Parlamento.

Participaram também do ato, o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Sr. Gilberto Carvalho, Ministra Irini Lopes, Presidente do CONJUVE Gabriel Medina, o ex-Secretário Nacional de Juventude Beto Cury, o ex-Secretário Adujunto de Juventude Danilo Moreira, a ex-Secretária Adjunta de Juventude Regina Novaes e a atual Secretária Nacional Adjunta Angela Guimarães.

QUEM É SEVERINE MACEDO?

Severine Macedo, 28 anos, nasceu em Anita Garibaldi, município da serra de Santa Catarina. Formou-se em Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Começou sua militância aos 12 anos na Pastoral da Juventude. A participação no movimento sindical rural teve início aos 16 anos, em 1998. No ano seguinte, assumiu a coordenação de juventude da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Santa Catarina. Em 2001, assumiu a coordenação de juventude da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul e, em 2005, o mesmo posto no congresso de criação da Fetraf-Brasil/CUT. Na CUT Nacional, Severine fez parte do coletivo de jovens. De 2005 a 2009, integrou o Conjuve e se destacou como a conselheira mais jovem da primeira gestão. Filiada ao PT desde os 16 anos, compôs a Comissão Executiva do partido em Santa Catarina em 2008, até ser eleita Secretária Nacional de Juventude do PT em maio daquele mesmo ano.